Você já pensou em abrir um posto de combustíveis? Sem dúvida alguma, essa pode ser uma ideia de negócio extremamente lucrativa.
Apesar de ser considerado um negócio rentável e capaz de gerar um excelente retorno, é preciso reconhecer que muitos empreendedores não sabem por onde começar ou o que é preciso fazer para montar um posto.
Por sinal, foi pensando nisso, que a Caetano Contabilidade, sua assessoria especializada na prestação de serviços contábeis e legalização de postos, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Deseja saber mais e descobrir o caminho para empreender neste segmento? Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
1.Monte um plano de negócios
A elaboração do plano de negócios deve ser o primeiro passo para o empreendedor que pretende abrir um posto de combustíveis.
Apesar de ser deixado de lado por muitos, o plano de negócios é fundamental para reduzir os riscos de qualquer tipo de empreendimento.
Neste documento será possível reunir e encontrar uma série de informações importantes para decisões mais assertivas no futuro e estudo de viabilidade do negócio, incluindo:
- Missão, visão e valores da empresa;
- Estudo de concorrentes;
- Definição do público-alvo;
- Pesquisa da localização ideal;
- Número de funcionários necessários;
- Investimento inicial estimado;
- Prazo de retorno do investimento;
- Principais fornecedores;
- Serviços e produtos a oferecer;
- Planejamento de marketing;
- Dentre outros itens importantes.
Na prática, com um bom plano de negócios em mãos, o empreendedor tem acesso a um panorama completo do seu negócio, e antes mesmo de tirar suas ideias do papel, pode atestar a sua viabilidade.
2.Escolha da localização ideal
Abrir um posto de combustíveis pode garantir um excelente retorno, no entanto, também requer um investimento considerável, principalmente em função da escolha e aquisição do terreno ideal.
Para garantir uma boa clientela, além de um preço competitivo e combustível de qualidade, o posto precisa contar com uma boa localização, sendo instalado, preferencialmente, em áreas com grande tráfego de veículos e potenciais consumidores.
O terreno em questão também precisa ser amplo o bastante para a instalação das bombas de abastecimento e manobra dos veículos.
Por fim, o local precisa contar com uma autorização prévia da prefeitura e dos órgãos ambientais para instalação deste tipo de empreendimento.
Sendo assim, antes de adquirir o terreno para instalação do seu posto, considere os seguintes itens:
- Tráfego de veículos na região;
- Investimento para aquisição do terreno;
- Existência de autorização prévia para instalação de um posto no terreno.
Para evitar qualquer tipo de dor de cabeça, tenha muita atenção a este último item. Antes de fechar negócio e adquirir o terreno, conte com o nosso time de contadores para realizar uma consulta prévia na prefeitura e demais órgãos competentes.
Desta forma, você evita comprar um terreno em um local onde não pode ser instalado um posto de combustível.
3.Defina se o posto será bandeirado ou de bandeira branca
Quando o assunto é como abrir um posto de combustíveis, um dos itens mais importantes que o empreendedor precisa analisar é a escolha entre os pontos bandeirados ou de bandeira branca.
- Postos bandeirados: Os postos bandeirados são aqueles que vendem combustíveis em nome de uma distribuidora, como por exemplo, Texaco, Ipiranga, Shell, Petrobras, entre outras.
Este tipo de posto conta com maior credibilidade perante o público, mas em contrapartida, o empresário fica sujeito a um único fornecedor, e, portanto, tem pouca ou nenhuma margem de negociação quanto aos preços.
- Postos de bandeira branca: Por sua vez, os postos de bandeira branca, não estão associados a um único distribuidor, e com isso, contam com maior autonomia para negociar preços e condições de pagamento com seus fornecedores.
No entanto, em contrapartida, este tipo de posto costuma contar com certo grau de desconfiança por parte dos motoristas e consumidores.
Procure tomar uma decisão assertiva com base nos seus objetivos, realidade do mercado e no plano de negócios.
4.Invista na legalização do posto de combustíveis
O empreendedor que deseja abrir um posto de combustíveis, precisa contar com o apoio e assessoria de uma contabilidade especializada para legalizar o seu empreendimento.
São diversas as etapas que envolvem a abertura e legalização deste tipo de negócio, o que faz o suporte de um contador especialista, fundamental.
Dentre os trâmites e processos burocráticos relacionados a legalização de um posto, podemos destacar:
Registro na Junta Comercial: A Junta Comercial é o órgão responsável por registrar os pedidos de abertura, alteração e encerramento de empresas no Brasil.
Cabe à Junta, registrar o Contrato Social ou Requerimento de Empresário e liberar o NIRE – Número de Identificação do Registro de Empresas.
Emissão do CNPJ: Após o registro na Junta Comercial, a contabilidade deve providenciar a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
O CNPJ é um documento obrigatório para constituição de empresas de todos os portes e segmentos, incluindo os postos de combustíveis.
Emissão da Inscrição Estadual: Para que possa operar de forma regular, os postos também precisam de uma autorização da Secretaria Estadual de Fazenda.
A autorização em questão é concedida por meio da Inscrição Estadual, documento que possui caráter obrigatório para empresas que são contribuintes de ICMS ou que vendem algum tipo de produto.
Alvará de Funcionamento: Outro documento importante para quem deseja abrir um posto de combustíveis ou qualquer outro tipo de negócio, é o Alvará de Funcionamento.
O alvará em questão, atesta que o estabelecimento cumpre os requisitos básicos e possui autorização da Prefeitura para funcionar.
Licenças Especiais: Por fim, quando o assunto é como abrir um posto de combustíveis, o empreendedor, com o suporte da sua contabilidade, precisará obter algumas licenças, incluindo:
- Licença Ambiental;
- Licença do Corpo de Bombeiros;
- Licença da ANP – Agência Nacional de Petróleo.
Assim que toda documentação for liberada, o estabelecimento estará devidamente legalizado, e, portanto, apto para entrar em funcionamento.
Contabilidade para postos de combustíveis
Pensando em abrir um posto de combustíveis? Conte com o apoio de uma contabilidade especializada no segmento e evite riscos!
Conheça os serviços e soluções da Caetano Contabilidade e solicite um orçamento sem compromisso.
Para saber mais, clique no botão abaixo e entre em contato conosco, agora mesmo!
Pingback: Contabilidade para postos de gasolina | Caetano Contabilidade
Pingback: Contabilidade para posto de combustível | Caetano Contabilidade
Pingback: O que é e como preencher o livro de movimentação de combustíveis – LMC | Caetano Contabilidade
Pingback: Qual o melhor regime tributário para postos de combustíveis? | Caetano Contabilidade
Pingback: Posto bandeira branca ou bandeirado? Qual é a melhor opção? | Caetano Contabilidade
Pingback: Quais são as licenças necessárias para um posto de gasolina? | Caetano Contabilidade
Pingback: Como registrar um posto na ANP? | Caetano Contabilidade