Vale a pena abrir CNPJ para representante comercial? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que atuam ou pretendem atuar na área.
Sabendo disso, a Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em empresas e profissionais de representação comercial, preparou um conteúdo completo sobre o tema, onde você vai conferir:
- O melhor tipo de CNPJ para representante comercial;
- O custo para abrir uma empresa neste segmento;
- A melhor modalidade de tributação para representantes comerciais;
- Os benefícios de abrir um CNPJ para representação comercial;
- Dentre outros itens importantes.
Para conferir todos os detalhes e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, continue conosco até o final do artigo ou se preferir, entre em contato.
Qual o melhor CNPJ para representante comercial?
Quando o assunto é a escolha do melhor tipo de CNPJ para representantes comerciais, tudo vai depender dos objetivos de negócio do profissional e empreendedor.
Normalmente, a alternativa mais indicada para aqueles que desejam abrir um negócio sem sócios é a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal. Por sua vez, para aqueles que desejam constituir uma sociedade com terceiros, a Sociedade Empresária Limitada é a opção mais utilizada.
Em ambas as opções, o empreendedor conta com benefícios importantes, dentre eles, a limitação de responsabilidades por meio da separação entre patrimônio pessoal e empresarial.
Para saber mais sobre cada opção e fazer a melhor escolha para os seus objetivos, entre em contato conosco e converse com um dos nossos contadores.
Qual o custo para abrir uma empresa de representação comercial?
Quando o assunto é a abertura de CNPJ para trabalhar como representante comercial, um item que costuma gerar muitas dúvidas, diz respeito aos custos para abrir o CNPJ.
Em meio a esse tipo de dúvida, você precisa levar três itens em consideração:
- Taxa de registro da empresa na Junta Comercial;
- Honorários da contabilidade;
- Aquisição do certificado digital.
Via de regra, os custos podem variar em função da forma de constituição do CNPJ (com ou sem sócios) e da região de abertura da empresa.
Para obter mais detalhes e receber um orçamento sem compromisso, baseado nas suas necessidades e realidade de negócio, entre em contato conosco!
Qual a melhor opção de tributação para um representante comercial?
Normalmente, a tributação do representante comercial que decide abrir um CNPJ, tem como base o Simples Nacional ou o Lucro Presumido, a depender da opção que se mostrar mais econômica para a sua realidade.
- No Simples Nacional, os representantes comerciais e empresas do setor, podem ser tributados no Anexo III, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento ou no Anexo V, com alíquota a partir de 15,50%.
- Por sua vez, no Lucro Presumido, a parcela de contribuição mensal fica na casa de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento do empreendedor.
Dito isso, podemos afirmar que a economia de impostos é um dos benefícios associados a abertura de CNPJ para representantes comerciais, já que como pessoa física a parcela mensal de contribuição com impostos pode ser muito maior que a apresentada acima.
Quais os benefícios de abrir CNPJ para representante comercial?
Por falar em benefícios, além da economia de impostos citada no tópico anterior, ao abrir um CNPJ você poderá aproveitar outras vantagens importantes, dentre elas:
- Emissão de notas fiscais: com um CNPJ, o representante comercial pode emitir notas fiscais para seus clientes, o que traz mais credibilidade e transparência à relação comercial.
- Acesso a linhas de crédito: algumas instituições financeiras oferecem linhas de crédito diferenciadas para pessoas jurídicas, o que pode facilitar o acesso a recursos financeiros para investimentos e expansão do negócio.
- Descontos em compras de insumos e produtos: empresas costumam oferecer descontos para compras em grande quantidade ou para pessoas jurídicas. Com um CNPJ, o representante comercial pode usufruir desses benefícios, reduzindo seus custos e aumentando sua margem de lucro.
- Separar as finanças pessoais das finanças do negócio: ter um CNPJ permite que o representante comercial mantenha suas finanças pessoais separadas das finanças da empresa, o que facilita o controle dos gastos e o planejamento financeiro.
- Possibilidade de contratar funcionários: com um CNPJ, o representante comercial pode contratar funcionários, o que pode ser necessário em caso de expansão do negócio.
- Maior profissionalismo: ter um CNPJ pode dar ao representante comercial uma imagem mais profissional e confiável perante os clientes e o mercado em geral.
Na prática, tudo isso pode ser resumido em mais oportunidades de negócios e crescimento para o profissional que deseja abrir CNPJ para trabalhar como representante comercial.
Representante comercial pode ser MEI?
Você já sabe que vale a pena abrir CNPJ para trabalhar como representante comercial. Mas, afinal, como colocar esse objetivo em prática?
Em meio a esse tipo de questionamento, a primeira coisa que precisamos esclarecer é que os representantes comerciais não podem ser MEI, já que as atividades profissionais e regulamentadas por lei não estão entre as contempladas no microempreendedor individual.
Por outro lado, a boa notícia é que isso não impede você de abrir CNPJ, já que existem outros tipos e categorias de empresa disponíveis.
Como abrir um CNPJ para representante comercial?
Para abrir um CNPJ para representante comercial, é necessário seguir algumas etapas e providenciar documentação específica.
Contar com o apoio de um contador é fundamental para garantir que todas as obrigações legais sejam cumpridas corretamente e evitar problemas futuros. Veja abaixo os passos para abrir um CNPJ para representante comercial:
- Faça uma pesquisa de nome: Antes de registrar o CNPJ, é preciso verificar se o nome escolhido já não está sendo utilizado por outra empresa. O contador pode realizar essa pesquisa e sugerir alternativas caso o nome escolhido não esteja disponível.
- Providencie a documentação necessária: Para abrir o CNPJ, é necessário providenciar documentos pessoais e empresariais, como RG, CPF, comprovante de endereço, contrato social, entre outros. O contador pode orientar quais documentos são necessários e auxiliar também nesta etapa.
- Aguarde a abertura do CNPJ: Por fim, é só aguardar enquanto a contabilidade cuida da emissão do seu CNPJ e demais documentos necessários para o exercício regular das suas atividades.
Para saber mais e abrir CNPJ para trabalhar como representante comercial, clique no botão abaixo e entre em contato conosco!
Pingback: O que um representante comercial pode fazer para pagar menos impostos? | Caetano Contabilidade