Você sabe como e o que é preciso para abrir uma pizzaria de sucesso? É importante levar em consideração que, além de oferecer pizzas saborosas, é preciso ter um bom planejamento financeiro, escolher uma localização estratégica e desenvolver ações de marketing para atrair clientes.
Sabendo disso, neste conteúdo, a Caetano Contabilidade vai abordar todos os aspectos necessários para que você possa abrir sua pizzaria com sucesso.
Para saber mais, realizar o seu sonho e empreender no segmento de massas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Panorama sobre o mercado de pizzas no Brasil
Segundo a APUBRA – Associação Pizzarias Unidas do Brasil, estima-se que existam mais de 112 mil pizzarias em funcionamento aqui no país. O estado de São Paulo é o que mais possui estabelecimentos deste tipo em funcionamento, com mais de 26 mil unidades.
Para que se tenha uma ideia, com este gigantesco número de estabelecimentos, o Brasil é capaz de produzir mais de cinco milhões de pizzas por dia, número que impressiona e, que ao mesmo tempo, demonstra a paixão do brasileiro pelas pizzas.
Em sua análise, a associação também destaca que o mercado de pizzarias demonstra ser bastante promissor e possui um prognóstico muito positivo para os próximos anos.
Diante de tudo isso, se você ainda tinha alguma dúvida no que diz respeito a se realmente valeria a pena abrir uma pizzaria, agora você pode ter a certeza que está diante de uma ótima oportunidade para empreender.
10 passos para abrir uma pizzaria de sucesso
Aqui neste tópico, você vai conferir 10 passos para abrir uma pizzaria de sucesso na sua região, e com isso, fazer da sua ideia de negócio, algo que seja capaz de atrair o público e gerar um excelente retorno financeiro.
1.Defina o seu conceito de pizzaria
Decida se você quer abrir uma pizzaria com serviço à la carte, rodízio, entrega a domicílio (delivery) ou ambos.
Confira também: Planejamento tributário: pague menos impostos no seu restaurante em 2023
Também é importante considerar se você pretende montar uma pizzaria com produção em forno a lenha ou em um forno tradicional, já que o modo de preparo pode contribuir bastante para o resultado final dos produtos.
2.Faça uma pesquisa de mercado antes de abrir uma pizzaria
Para aumentar as suas chances de sucesso, ao abrir uma pizzaria, procure fazer uma análise detalhada da concorrência e do público-alvo na sua região.
Identifique o que os clientes procuram em uma pizzaria e as tendências do mercado, para oferecer justamente o que as pessoas procuram, atender as expectativas e permitir que o seu negócio fature alto.
3.Estude a legislação em vigor e contrate um serviço de contabilidade
Verifique as leis e regulamentos que se aplicam ao seu negócio, incluindo licenças, registros e inspeções sanitárias. Certifique-se de cumprir todos os requisitos legais antes de abrir as portas.
As pizzarias precisam observar com rigor as diretrizes de vigilância sanitária. Além disso, por ser um tipo de estabelecimento que trabalha com cozinha e costuma receber muitas pessoas, é preciso cumprir as normas de segurança e combate à incêndio.
Diante disso, o empreendedor interessado em abrir uma pizzaria, pode contar com o a assessoria de uma contabilidade especializada.
A contabilidade cuidará de todos os trâmites para legalização do estabelecimento, incluindo:
- Definição da Natureza Jurídica e Regime Tributário;
- Registro na Junta Comercial do Estado;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Liberação da Licença da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.
Vale destacar, que para evitar problemas com a fiscalização, o estabelecimento só poderá entrar em funcionamento com a liberação de todos os documentos necessários.
4.Elabore um plano financeiro
Para abrir uma pizzaria de sucesso, você precisa definir o capital inicial necessário para montar e estruturar o estabelecimento, bem como, estudar e conhecer quais serão os seus custos operacionais e o ponto de equilíbrio financeiro.
Estime quanto dinheiro você precisa para cobrir as despesas fixas e variáveis, do negócio, incluindo aluguel, despesas com mão de obra, impostos, despesas com matéria-prima, água, luz, internet e publicidade.
Com um planejamento financeiro detalhado, você aumentará de forma bastante significativa as suas chances de sucesso.
5.Escolha a localização ideal para abrir uma pizzaria
Encontre um espaço que seja acessível e visível, com fácil acesso a estacionamento e ao transporte público. Além disso, verifique se há outras pizzarias na área e se há demanda suficiente para sustentar o seu negócio.
A localização ideal para uma pizzaria precisa reunir as seguintes características:
- Ser compatível com o seu orçamento e planejamento financeiro;
- Contar com cozinha, banheiros, estoque e espaço para receber os clientes;
- Ser de fácil acesso, bem localizado e com estacionamento próximo.
6.Invista na mobília, equipamentos e utensílios
Para equipar e abrir uma pizzaria, você precisará reservar recursos para investir nos seguintes itens:
- Balcão para a cozinha;
- Computador, impressora e telefone.
- Condimentadora;
- Espátulas, conchas, cutelos, facas, tábuas de corte e rolos;
- Fogão industrial;
- Forno para assar as pizzas;
- Freezer;
- Gaveteiro para massas;
- Máquina fatiadora de frios;
- Masseira;
- Mesas e cadeiras para o salão;
- Pá de madeira ou alumínio;
- Panelas, pratos, copos e talheres;
- Processador de alimentos;
- Recipientes plásticos;
- Refrigerado;
- Dentre outros itens importantes.
Para economizar, faça uma cotação com no mínimo três fornecedores antes de adquirir os itens em questão.
7.Elabore um menu para abrir uma pizzaria
Estude e escolha as receitas, ingredientes e os preços que melhor se adaptam ao seu conceito de pizzaria e a sua realidade de negócio.
Ofereça uma seleção saborosa de pizzas com opções para todos os paladares, incluindo pizzas salgadas, doces e vegetarianas. Na prática, quanto maior a variedade, melhor para atrair o público.
8.Contrate funcionários
Encontre pessoas talentosas e comprometidas para compor a sua equipe. Selecione e contrate funcionários que tenham experiência em pizzarias e no atendimento ao cliente, ou no mínimo que estejam dispostos a aprender.
Você vai precisar dos seguintes profissionais:
- Garçons;
- Caixa;
- Pizzaiolo;
- Auxiliares de cozinha.
9.Promova sua pizzaria
Ao abrir uma pizzaria, utilize as mídias sociais, a publicidade na internet e outras estratégias de marketing para atrair clientes. Sempre que possível, mas especialmente neste início, ofereça descontos e faça promoções como formas de incentivo.
Confira também: 5 dicas de gestão financeira para restaurantes
Além disso, você pode trabalhar em parceria com outros negócios instalados na sua região para aumentar a visibilidade do local e atrair mais clientes.
10.Mantenha a qualidade
Ofereça um ambiente acolhedor e limpo para seus clientes e assegure-se de que eles tenham uma ótima experiência em sua pizzaria.
Treine a sua equipe para oferecer um atendimento excepcional e garantir a satisfação dos clientes. Além disso, sempre que possível, peça feedback e trabalhe para resolver da melhor forma possível os problemas que possam surgir.
Deseja saber mais, legalizar e abrir uma pizzaria? Clique no botão abaixo e fale com o nosso time de contadores.