Como montar um bar ou restaurante? Se você planeja empreender no segmento alimentício, mas possui dúvidas e não sabe exatamente por onde começar, saiba que você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, a Caetano Contabilidade apresentará um passo a passo completo com uma série de dicas e informações importantes que todo empreendedor que deseja abrir um bar ou restaurante precisa saber.
Deseja saber mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas? Se a sua resposta foi “Sim”, continue conosco e acompanhe até o final.
O que é preciso para montar um bar ou restaurante?
Quando o assunto é como montar um bar ou restaurante, nada melhor que começar com um passo a passo que nos ajude a organizar a ideia e não esquecer de nada que seja importante, não é mesmo?
Pensando nisso, o nosso time montou este passo a passo e espera que através dele possamos ajudar você a tirar os seus planos do papel.
1.Monte um plano de negócios
Por falar em plano, nada melhor e mais assertivo que montar um bar ou restaurante a partir de ideias organizadas e um plano de negócios bem estruturado, não é mesmo?
Apesar de não ser uma etapa obrigatória na abertura de empresas, o plano de negócios é uma ferramenta extremamente útil para empreendedores que desejam chegar ao sucesso.
Neste documento, é possível reunir uma série de informações sobre a futura empresa e com base nela, tomar decisões mais assertivas.
Dentre as informações que não podem ficar de fora de um plano de negócios para bares e restaurantes, podemos destacar:
- Nome do estabelecimento;
- Missão, visão e valores da empresa;
- Produtos a serem oferecidos;
- Pesquisa de fornecedores e concorrentes;
- Estudo e definição do público-alvo;
- Planejamento financeiro e de marketing;
- Estudo da estrutura e mão de obra necessária;
- Levantamento das melhores localizações;
- Dentre outros itens importantes.
Leia também: Como melhorar o atendimento do meu restaurante?
2.Escolha a localização ideal
Após montar o plano de negócios, o empreendedor precisa definir a localização ideal para o seu negócio, levando em consideração fatores como:
- Tamanho do espaço físico;
- Proximidade com concorrentes;
- Fluxo de pessoas na região;
- Valor das despesas com aluguel;
- Estimativa de custos com reformas.
Escolha uma localização que atenda os seus objetivos de negócio, ofereça conforto e comodidade aos clientes e também, que caiba no seu orçamento e planejamento financeiro.
Preferencialmente, opte por imóveis com boa localização e que não exijam grandes despesas com adaptações e reformas.
3.Monte a estrutura do estabelecimento
Após definir a localização ideal para montar um bar ou restaurante na sua região, será hora de iniciar a montagem da estrutura e a aquisição de mobília, utensílios e equipamentos.
Quando falamos em estabelecimentos do ramo alimentício, como bares e restaurantes, a lista de itens necessários inclui:
- Balcão de atendimento;
- Mesas e cadeiras;
- Itens para decoração do ambiente;
- Computador, telefone e impressora;
- Utensílios de cozinha em geral;
- Armários e prateleiras;
- Fogão, freezer e refrigerador.
Além dos itens acima, a depender da sofisticação e da proposta do seu estabelecimento, alguns itens opcionais também podem entrar para a lista de compras, como, televisão, sistema de som ambiente, ar-condicionado.
4.Defina o cardápio e os fornecedores
Com a estrutura pronta, seu bar ou restaurante estará próximo de entrar em funcionamento, mas antes disso, será possível definir o cardápio, precificar os produtos e encontrar bons fornecedores.
No caso dos bares, o cardápio geralmente inclui uma carteira variada de bebidas e alguns petiscos e quitutes que entram como acompanhamento.
Por sua vez, no caso dos restaurantes, o cardápio costuma contar com maior complexidade e variedade de pratos, sendo em muitos casos, um importante diferencial competitivo.
De certo temos, que em ambos os casos, você precisará encontrar bons fornecedores, ou seja, parceiros de negócio que trabalhem com preço justo, produtos de qualidade e que tenham compromisso com os prazos de entrega.
5.Contrate colaboradores e monte sua equipe
Quando o assunto é como montar um bar ou restaurante, outro ponto que merece destaque e atenção é a contratação de colaboradores e a montagem da equipe.
Contar com bons profissionais será fundamental para oferecer um atendimento de qualidade, atrair e reter o maior número possível de clientes.
Em bares e restaurantes, as equipes costumam contar com gerente, garçons, atendentes de caixa e a equipe de cozinha, incluindo um chefe e seus auxiliares.
Para contar com bons profissionais e montar uma equipe alinhada com seus objetivos, ofereça uma remuneração atrativa, desenvolva um bom processo de seleção e treine seus funcionários.
6.Contrate um serviço de contabilidade
Por fim, mas não menos importante, o empreendedor interessado em montar um bar ou restaurante, precisa contar com o apoio de um serviço de contabilidade.
A contabilidade cuidará de todos os trâmites legais para abertura do estabelecimento, incluindo:
- Definição da Natureza Jurídica e Regime Tributário;
- Registro na Junta Comercial do Estado;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Liberação da Licença da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.
Vale destacar, que para evitar problemas com a fiscalização, o estabelecimento só poderá entrar em funcionamento com a liberação de todos os documentos necessários.
Quanto custa para abrir um bar ou restaurante?
Quando o assunto é como montar um bar ou restaurante, muitos questionam sobre os custos para montar este tipo de estabelecimento.
Diante deste tipo de dúvida, precisamos esclarecer que o investimento necessário para abrir um estabelecimento neste segmento pode variar bastante.
Dentre os fatores que precisam ser considerados para chegar ao custo para abrir um bar ou restaurante, podemos destacar:
- Aluguel e reformas;
- Contratação de funcionários;
- Montagem da cozinha e salão;
- Honorários contábeis e legalização.
Desta forma, podemos afirmar que os custos podem variar bastante, levando em consideração principalmente, o porte e o nível de sofisticação do estabelecimento.
Qual o CNAE para bares e restaurantes?
De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para restaurantes é o 5611-2/01 Restaurantes e similares, enquanto que os bares costumam utilizar um dos seguintes códigos:
- 5611-2/04 Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento
- 5611-2/05 Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento.
Deseja saber mais e montar um bar ou restaurante? Conte com o apoio e assessoria de uma contabilidade especializada e que realmente entende do assunto!
Venha para a Caetano Contabilidade! Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.
Pingback: Contabilidade para restaurantes: veja como funciona | Caetano Contabilidade