Possivelmente, você já tenha ouvido falar em retirada pro labore, pois é um termo muito comum e muito utilizado no meio empresarial. Mas afinal, você sabe o que realmente significa essa retirada pro labore e como fazê-la da maneira correta?
A palavra pro labore vem do latim “pelo trabalho”, ou seja, retirada pro labore nada mais é do que o salário dos sócios e administradores de determinada empresa. Salário esse, que é definido através de suas contribuições para o estabelecimento.
Retirada pro labore é o valor definido dos salários de sócios e administradores.
É fato que todos os sócios têm direito a um salário, que deve ser fixo e mensal, o que automaticamente gera essa retirada pro labore, que é correspondente ao valor do serviço que esses sócios e administradores prestam às empresas.
Mas, muito cuidado no momento de decidir o valor deste salário, pois ele deve ser definido através de uma avaliação da capacidade financeira da empresa e assim definir um salário justo, para que não coloque em risco o fluxo de caixa da empresa.
- Veja também Como aumentar salário dono da empresa? | Como fica salário dono da empresa neste momento de pandemia?
É importante lembrar, que o salário designado aos administradores, devem possuir um valor fixo, ou seja, deve-se determinar um valor único a ser pago todo mês para cada sócio. Porém, ainda existem aqueles que acreditam que o salário dos administradores são determinados através do lucro da empresa, mas muito cuidado: Não confunda retirada pro labore com o lucro mensal das empresas.
Retirada pro labore e distribuição de lucros são termos distintos .
Retirada pro labore x lucro
Como já dito anteriormente, retirada pro labore é o salário dos sócios e o lucro seria o resultado. Portanto, administradores de empresa conseguem receber de duas maneiras: pela retirada pro labore ou pela contribuição dos lucros.
Mas qual a diferença entre as duas formas? A retirada pro labore gera encargos de INSS e imposto, já a contribuição dos lucros, se distribuído de maneira correta, é isento disso.
Importante dizer que para um distribuição de Lucros isentos de impostos, devem ser realizado a apuração de resultados através da contabilidade da empresa. Muitos empresário estão tendo problemas como a malha fiscal devido distribuição realizada de forma incorreta.
Caso surja alguma dificuldade no momento de definir o salário de sócios e administradores, ou até mesmo de definir a distribuição dos lucros da empresa, é possível contar com a ajuda de contadores, que resolverão com clareza e objetividade esses assuntos.
É por isso, que a Caetano Contabilidade pode te ajudar nesse momento, te auxiliaremos na definição de uma retirada pro labore justa, para que não afete negativamente o fluxo de caixa do seu negócio nem atrapalhe os lucros da sua empresa.
Entre em contato com nossos consultores através do WhatsApp:
Pingback: Imposto de Renda 2022: Quem deve declarar? | Caetano Contabilidade
Pingback: Como definir o salário do dono da empresa? | Caetano Contabilidade
Pingback: Contabilidade para posto de combustível | Caetano Contabilidade
Pingback: Psicólogo pode ser Simples Nacional? | Caetano Contabilidade
Pingback: Contabilidade para restaurantes: veja como funciona | Caetano Contabilidade
Pingback: Quais são as licenças necessárias para um posto de gasolina? | Caetano Contabilidade
Pingback: 5 dicas de gestão financeira para restaurantes | Caetano Contabilidade
Pingback: Planejamento tributário para restaurantes | Caetano Contabilidade
Pingback: Dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial? | Caetano Contabilidade