Pular para o conteúdo

Qual o CNAE para representante comercial?

Você sabe qual é o CNAE para representante comercial e porque a escolha do código de atividade correto é importante para os seus negócios?

Se você não está por dentro do assunto ou possui algum tipo de dúvida relacionada ao tema, continue conosco e acompanhe este artigo até o final. A Caetano Contabilidade é especializada em serviços contábeis para representantes comerciais e pode ajudar você desde a abertura do seu CNPJ à economia de impostos.

O que é CNAE?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É uma classificação utilizada no Brasil para padronizar e identificar as atividades econômicas desenvolvidas por empresas, estabelecimentos e profissionais autônomos.

A classificação é organizada em códigos numéricos que representam as diversas atividades econômicas. Cada código é composto por sete dígitos numéricos que possuem interferência direta em alguns fatores, dentre eles, nos impostos devidos por cada tipo de negócio.

Na prática, a escolha do código CNAE correto, é fundamental para que o empreendedor evite problemas com o fisco ou o pagamento de impostos em excesso.

Qual o CNAE para representante comercial?

Agora que você já sabe o que é CNAE, fica a pergunta: “Qual o CNAE para representante comercial?”

Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que o CNAE para representante comercial é o 4619-2/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado.

 Sendo assim, se você atua como representante comercial e pretende abrir um CNPJ, esse é o código de atividade principal que deverá ser vinculado ao seu CNPJ.

Por sua vez, agora que você já sabe qual é o CNAE para representante comercial, continue conosco até o final para tirar outros tipos de dúvidas.

CNAE para representante comercial: vale a pena abrir CNPJ para representante?

A abertura de CNPJ oferece diversos benefícios para os representantes comerciais, dentre os quais, podemos destacar:

  • Formalização: Ao se registrar como PJ o representante comercial formaliza sua atividade perante os órgãos governamentais e reguladores, o que traz mais segurança e credibilidade aos seus negócios, bem como perante aos clientes e empresas representadas.
  • Acesso a crédito: Com o CNPJ, o representante comercial pode abrir uma conta bancária empresarial e ter acesso a linhas de crédito e financiamentos específicos para empresas, o que pode ajudar no crescimento do negócio.
  • Emissão de notas fiscais: O CNPJ permite que o representante comercial emita notas fiscais, quando necessário.
  • Redução de impostos: Ao se registrar como PJ o representante comercial pode optar pelo regime tributário mais vantajoso para o seu negócio, o que pode resultar em uma redução significativa de impostos.
  • Proteção patrimonial: Ao registrar uma empresa e obter o CNPJ, o representante comercial separa o patrimônio pessoal do patrimônio empresarial, o que traz mais segurança em caso de eventuais problemas financeiros ou judiciais.

Na prática, são esses e outros benefícios que estão contribuindo para que um número cada vez maior de representantes comerciais optem pela abertura de empresa para atuar como PJ (pessoa jurídica).

Representante comercial pode ser MEI?

Você já sabe qual o CNAE para representante comercial e os benefícios da abertura de CNPJ. Sendo assim, é hora de conferir se esse tipo de atividade é permitida no MEI.

Quando tomam a decisão de abrir um CNPJ, a maior parte dos profissionais da área de representação, logo buscam o MEI como uma das possíveis opções, já que esse tipo de empresa possui benefícios importantes, como um processo de abertura simplificado.

No entanto, em meio a isso, precisamos alertar que de acordo com a legislação em vigor, representantes comerciais não podem ser MEI.

Isso acontece, pois, o CNAE para representante comercial não está presente no rol de ocupações permitidas aos microempreendedores individuais.

 Contudo, essa questão não deve ser motivo para preocupação ou desânimo, já que existem outros tipos de empresa que estão disponíveis para quem deseja abrir uma PJ de representação comercial.

É fundamental definir corretamente o CNAE para representante comercial para que você não pague mais impostos do que o necessário.

Como abrir CNPJ para representante comercial

Com um CNPJ, você que atua como representante comercial pode conquistar benefícios importantes, dentre eles uma significativa economia de impostos.

Apenas para que você tenha uma ideia, no Simples Nacional, muitos representantes pagam apenas 6% em impostos sobre o faturamento mensal. Por outro lado, para profissionais da área que não possuem CNPJ, a alíquota de tributação pode chegar a 27,50% ao mês.

Sendo assim, confira agora mesmo o que é preciso para abrir o seu CNPJ:

1.Contrate uma contabilidade para representantes comerciais: O primeiro passo para a conquista do seu CNPJ, é a contratação de uma contabilidade especializada no seu tipo de atividade.

Sendo assim, se você ainda não possui um contador que entenda de fato o seu tipo de negócio, saiba que você pode contar com a Caetano Contabilidade.

Atendemos em todo o Brasil!

2.Separe os documentos necessários: Na sequência, vamos precisar que você separe documentos básicos como RG e CPF ou CNH na validade e um comprovante de residência atualizado.

3.Aguarde a abertura e legalização da empresa: Para finalizar é só aguardar a abertura do seu CNPJ e emissão de outros documentos importantes, incluindo:

  • Registro da empresa na Junta Comercial;
  • Emissão da Inscrição Municipal na Prefeitura;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento na Prefeitura.

Deseja saber mais sobre o CNAE para representante comercial, abrir o seu CNPJ e pagar menos impostos?

Clique no botão do WhatsApp e fale conosco!

Bônus: dicas para ser um representante comercial de sucesso

Como parte da nossa proposta de gerar conteúdo de valor para empreendedores de todo o Brasil, antes de sair, confira algumas dicas para ser um representante comercial de sucesso!

  • Conheça bem o produto ou serviço que está vendendo: É fundamental conhecer a fundo o produto ou serviço que você está vendendo para poder oferecê-lo de maneira efetiva e responder a todas as dúvidas dos clientes.
  • Entenda as necessidades do cliente: É importante ouvir e entender as necessidades dos clientes para poder oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades.
  • Seja proativo: Não espere que os clientes venham até você, procure ativamente novas oportunidades de negócios e esteja sempre em busca de novos clientes.
  • Seja persistente: Nem todas as vendas acontecem imediatamente, por isso é importante ser persistente e continuar tentando até que as vendas se concretizem.
  • Invista em relacionamentos: Construa relacionamentos de confiança com seus clientes e parceiros comerciais, para que eles possam se tornar clientes fiéis e indicar seus serviços a outras pessoas.
  • Esteja sempre disponível: Esteja sempre disponível para seus clientes e parceiros comerciais, seja por telefone, e-mail ou outros canais, para que possa oferecer um atendimento de qualidade e resolver problemas o mais rápido possível.

Para mais conteúdos, continue acompanhando o nosso blog e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *