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Qual é a margem de lucro de um posto de gasolina?

Você sabe qual é a margem de lucro de um posto de gasolina? Conhecer esse e outros indicadores financeiros é fundamental para empresários e empreendedores que desejam ter resultados positivos e chegar ao sucesso.

Sabendo da importância do tema, a Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em postos de combustíveis, decidiu preparar um conteúdo completo para tratar do assunto.

Diante disso, queremos convidar você que deseja obter os melhores resultados financeiros no seu estabelecimento, para continuar conosco e acompanhar este artigo até o final.

Entendendo a margem de lucro de um posto de gasolina

Para obter lucros expressivos, os postos de combustíveis precisam de um bom volume de venda, já que estamos falando de um mercado extremamente competitivo.

A formação de preço dos combustíveis envolve diversas etapas, dentre elas: exploração, refino, distribuição e revenda. Além disso, há uma significativa carga de impostos sobre os combustíveis, tornando inviável a aplicação de margens exorbitantes por parte dos postos.

Confira 5 dicas para gestão financeira de postos de combustível

É por isso, que atualmente, a margem de lucro líquida de um posto de gasolina fica na casa de 10% a 11% sobre cada litro de combustível vendido, enquanto que a margem bruta, ou seja, aquela que não considera todos os custos fixos e variáveis costuma se manter na casa de 20%.

Trabalhando com margens apertadas, os proprietários de postos que desejam tornar seus estabelecimentos lucrativos, precisam investir em uma gestão financeira e fiscal de excelência, reduzindo ao máximo os custos do negócio.

Como definir a margem de lucro de um posto de gasolina

A margem de lucro é um indicador fundamental para toda e qualquer empresa, já que é através dele que conseguimos medir a lucratividade de uma organização.

De forma direta e objetiva, podemos afirmar que quanto maior a margem de lucro, melhor para as empresas e seus respectivos proprietários, já que a fatia que vai sobrar no final do mês será maior.

No entanto, é preciso considerar que existe uma competitividade de mercado, e que fatores como o preço praticado pelos concorrentes e o valor que os consumidores estão dispostos a pagar, influenciam muito nos preços de venda.

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Os postos de gasolina, por exemplo, atuam em um mercado extremamente competitivo, e precisam trabalhar com preços similares aos dos seus concorrentes, ou seja, não podem aplicar sobre os seus custos, à margem que bem entenderem.

Diante disso, a alternativa para aqueles que almejam aumentar os lucros, é trabalhar em cima da redução de custos, como por exemplo, os custos com impostos.

Sabendo disso, confira algumas dicas para organizar as finanças e conseguir definir a margem de lucro de um posto de gasolina:

  • Utilize um software de gestão para controlar receitas e despesas;
  • Tenha informações precisas sobre o custo de cada litro de combustível;
  • Tenha informações sobre todas as despesas diretas e indiretas do negócio;
  • Registre todas as vendas e conheça com precisão o seu faturamento.

Após organizar o seu financeiro, leve em consideração que o lucro do posto deve ser calculado com base na seguinte fórmula matemática:

Margem de lucro líquido = Receita total – Custos totais

Para este cálculo, considere o seguinte exemplo:

  • Custo com aquisição de combustíveis: R$ R$ 120.000,00
  • Custos do negócio (água, luz, internet, impostos, funcionários): R$ 60.000,00
  • Receitas com venda de combustíveis: R$ 200.000,00

Margem de lucro líquido: R$ 200.000,00 – R$ 180.000,00 = 20.000,00

Margem de lucro líquido:  R$ 20.000,00 / R$ 200.000,00 = 0,1 ou 10%

Diante do exemplo, podemos concluir que só existem dois caminhos para aumentar a margem de lucro de um posto de gasolina: aumento dos preços ou redução de custos.

Partindo do princípio que com o aumento dos preços, o estabelecimento perde pontos em competitividade, a redução de custos é o caminho mais indicado para maximizar os lucros.

É através da margem de lucro que conseguimos medir a lucratividade de um posto de gasolina.

Como aumentar a margem de lucro de um posto de gasolina?

Neste tópico, vamos apresentar três dicas que você pode colocar em prática para aumentar a margem de lucro do seu posto e ao mesmo tempo, manter o seu negócio competitivo.

1.Tenha um controle preciso de fluxo de caixa

Fazer uso de um software de gestão financeira e de ferramentas como o controle de fluxo de caixa é um passo fundamental para que você conheça e organize todas as receitas e despesas do seu negócio.

Controle de Fluxo de Caixa

Saldo Inicial

R$ 10.000,00

Data

Tipo

Histórico

Valor

Saldo

02/10/2022

E

Faturamento do dia

R$ 20.000,00

R$ 30.000,00

02/10/2022

S

Contabilidade

-R$ 2.000,00

R$ 28.000,00

03/10/2022

E

Faturamento do dia

R$ 22.000,00

R$ 50.000,00

03/10/2022

S

Conta de luz

-R$ 5.000,00

R$ 45.000,00

03/10/2022

S

Conta de água

-R$ 5.000,00

R$ 40.00,00

04/10/2022

S

Conta de internet

-R$ 200,00

R$ 39.800,00

04/10/2022

E

Faturamento do dia

R$ 28.000,00

R$ 67.800,00

05/10/2022

E

Faturamento do dia

R$ 24.200,00

R$ 92.000,00

05/10/2022

S

Pagamento de funcionários

-R$ 22.000,00

R$ 70.000,00

06/10/2022

S

Pagamento de fornecedores

-R$ 50.000,00

R$ 20.000,00

06/10/2022

E

Faturamento do dia

R$ 25.000,00

R$ 45.000,00

10/10/2022

E

Faturamento do dia

R$ 20.000,00

R$ 65.000,00

10/10/2022

S

Sistema de gestão

-R$ 500,00

R$ 64.500,00

08/10/2022

E

Faturamento do dia

R$ 20.500,00

R$ 85.000,00

08/10/2022

S

Impostos

-R$ 40.000,00

R$ 45.000,00

2.Monte um planejamento tributário

Com o suporte de uma contabilidade especializada em postos de combustíveis, você pode montar um planejamento tributário completo e pagar o menor volume possível de impostos.

O time da Caetano Contabilidade está preparado e à disposição para estudar a realidade do seu negócio e indicar o regime tributário mais econômico para o seu posto.

3.Monitore relatórios e indicadores

Por fim, procure acompanhar de perto os principais indicadores do seu negócio, incluindo:

  • Margem Bruta;
  • Margem Líquida;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Capital de Giro;
  • Liquidez Corrente;
  • ROI – Retorno Sobre o Investimento;
  • Ticket Médio;
  • CMV – Custo de Mercadoria Vendida.

Ao monitorar as finanças da empresa através dos relatórios e indicadores listados, você poderá tomar decisões mais assertivas, reduzir custos e aumentar os lucros.

Agora que você já sabe tudo sobre margem de lucro de um posto de gasolina, clique no botão abaixo e entre em contato conosco para solicitar um planejamento tributário e pagar menos impostos.

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