Pular para o conteúdo

Posto bandeira branca ou bandeirado? Qual é a melhor opção?

Posto bandeira branca ou bandeirado? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que pensam em abrir um posto de combustíveis.

Diante disso, a Caetano Contabilidade, reuniu uma série de informações e decidiu preparar um conteúdo completo, onde você irá conferir:

  • O que é um posto bandeira branca
  • Vantagens e desvantagens de postos bandeira branca
  • O que é um posto bandeirado
  • Vantagens e desvantagens do posto bandeirado
  • Como abrir um posto de combustíveis

Para saber mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas de forma objetiva, clara e definitiva, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

A Caetano Contabilidade é especializada em postos de combustíveis e oferece serviços especializados para empresas que atuam neste segmento, desde a abertura e legalização, até o planejamento tributário e a entrega de obrigações ao fisco.

O que é um posto bandeira branca?

O posto bandeira branca é aquele que não representa uma marca distribuidora, ou seja, atua em nome e marca própria, sendo livre para negociar e comprar combustíveis de diferentes distribuidoras.

Quem está na dúvida e ainda não decidiu se é melhor abrir um posto bandeira branca ou bandeirado, precisa observar e levar em consideração as vantagens e desvantagens que este tipo de posto tem a oferecer, antes de tomar qualquer tipo de decisão.

Leia também: Como abrir um posto de combustíveis

Posto bandeira branca ou bandeirado: vantagens e desvantagens de postos bandeira branca

Para ajudar você no seu processo de escolha e decisão, o time da Caetano Contabilidade listou as principais vantagens e desvantagens de postos bandeira branca, começando pelos pontos positivos.

  • Maior autonomia: Como não estão ligados a uma distribuidora, os postos bandeira branca possuem mais autonomia, pois não precisam seguir determinadas regras impostas pelo revendedor que representam.
  • Acesso a diferentes fornecedores: Se você decide abrir um posto Ipiranga, isso significa que você só poderá comprar combustíveis com a Ipiranga, mesmo que outra distribuidora ofereça preços mais competitivos. Por outro lado, quem decide abrir um posto bandeira branca, não enfrenta esse tipo de restrição e conta com maior liberdade.
  • Sem cobrança de royalties: Postos bandeira branca contam com a vantagem de não ter que pagar royalties a determinada marca e não estão obrigados a seguir o layout e a estrutura padronizada de determinada distribuidora, o que representa economia.

Bom, mas nem só de vantagens vive um posto bandeira branca. Na prática, também existem algumas desvantagens importantes que precisamos colocar na balança.

  • Menor credibilidade: Via de regra, postos bandeira branca, possuem menor credibilidade e geram certa desconfiança nos clientes, precisando, portanto, trabalhar dobrado para conquistar seus clientes.
  • Desafios maiores: Sem o suporte que as distribuidoras podem oferecer, empreendedores que decidem abrir um posto bandeira branca, costumam encontrar mais desafios para iniciar e manter seus negócios em funcionamento.
Entender as diferenças entre posto bandeira branca ou bandeirado é importante para tomar a melhor decisão para o seu novo empreendimento.

O que é um posto bandeirado?

O posto bandeirado é aquele que revende combustíveis em nome da distribuidora que representam, incluindo marcas como BR, Ipiranga, Shell, Ale e muitas outras.

Este tipo de posto conta com maior credibilidade junto aos clientes, mas por outro lado, precisa seguir e respeitar todas as cláusulas do contrato firmado com a distribuidora.

Dentre outras cláusulas comuns, está aquela que obriga o posto a comprar combustíveis apenas com a distribuidora que representa, mesmo que distribuidoras concorrentes ofereçam preços mais competitivos.

Leia também: Qual o melhor regime tributário para postos de combustíveis?

Posto bandeira branca ou bandeirado: vantagens e desvantagens do posto bandeirado

Assim como os postos bandeira branca, os postos bandeirados também contam com vantagens e desvantagens importantes, e que não podem ser desconsideradas, conforme veremos na sequência.

Vamos começar pelos pontos positivos:

  • Maior credibilidade: Postos bandeirados costumam contar com grande credibilidade perante os fornecedores, afinal, eles representam marcas conhecidas e consolidadas no mercado pela qualidade dos produtos que oferecem.
  • Marketing forte: Os postos bandeirados contam com o forte apelo de marketing das distribuidoras, e, portanto, não precisam investir tanto em marketing como os postos com bandeira branca.
  • Suporte financeiro: A depender do contrato, as distribuidoras podem oferecer suporte financeiro para o início dos negócios, financiando parte do investimento inicial para instalação do posto de combustíveis.

Por fim, apesar das vantagens importantes, postos bandeirados também contam com desvantagens, incluindo:

  • Contrato de exclusividade: O contrato de exclusividade dos postos bandeirados vincula o empreendedor a um único distribuidor, o que pode ser um ponto negativo na guerra por preços do setor.
  • Pagamento de taxas e royalties: A depender dos termos do contrato, os postos bandeirados podem ser obrigados a pagar taxas e royalties à marca que representam, aumentando as despesas do negócio.

Como abrir um posto de combustíveis

Após conferir as principais vantagens e desvantagens na hora de escolher entre um posto bandeira branca ou bandeirado, é hora de conferir o passo a passo para abertura do seu posto.

Abrir um posto de combustíveis pode ser um negócio muito lucrativo, no entanto, antes de mais nada, o empreendedor precisa do apoio de especialistas e deve conhecer o que é preciso para colocar seus objetivos em prática.

  1. Monte um plano de negócios e escolha a localização ideal;
  2. Contrate uma contabilidade especializada em postos de combustíveis;
  3. Defina entre montar um posto bandeira branca ou bandeirado;
  4. Separe os documentos necessários, conforme orientação da contabilidade;
  5. Solicite a realização de uma consulta prévia de viabilidade;
  6. Aguarde o registro do posto de combustíveis e a emissão dos seus documentos.

Assim que tudo estiver em ordem, o posto poderá iniciar suas atividades, vendendo combustíveis e oferecendo serviços relacionados.

Por fim, vale destacar quais são os documentos necessários para o funcionamento de um posto bandeira branca ou bandeirado são os mesmos e incluem:

  • Registro na Junta Comercial;
  • CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Licença do Corpo de Bombeiros;
  • Licença Ambiental;
  • Registro na ANP – Agência Nacional de Petróleo;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Deseja saber mais e obter toda orientação necessária para tirar os seus planos do papel e abrir o seu posto de combustíveis?

Se a sua resposta foi “Sim”, clique no botão abaixo, entre em contato conosco e conte com o suporte e assessoria do time de especialistas da Caetano Contabilidade.

Posts Relacionados

3 comentários em “Posto bandeira branca ou bandeirado? Qual é a melhor opção?”

  1. Pingback: Bomba branca em postos bandeirados: entenda como funciona | Caetano Contabilidade

  2. Pingback: Como abrir um posto de gasolina bandeira branca | Caetano Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *