Você sabe o que um representante comercial pode fazer para pagar menos impostos?
Talvez você esteja pagando mais impostos que o necessário e perdendo parte da sua margem de lucro por simples falta de orientação.
Sabendo disso, a Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil digital especializada em profissionais liberais e representantes comerciais, decidiu preparar um conteúdo completo para lhe orientar e ajudar você a economizar no pagamento de impostos.
Existem formas legais de economizar no pagamento de impostos. Continue conosco para descobrir e saber mais!
O que é planejamento tributário e como ele pode ajudar o representante comercial a pagar menos impostos?
O planejamento tributário é um conjunto de estratégias legais utilizadas para minimizar a carga tributária de uma pessoa física ou jurídica.
Ele é realizado com base nas legislações e normas vigentes, buscando formas de reduzir a quantidade de impostos pagos sem incorrer em atividades ilegais ou evasão fiscal.
Para representantes comerciais, o planejamento tributário pode ser uma ferramenta valiosa para otimizar os recursos e melhorar os resultados financeiros.
Algumas das estratégias que podem ser utilizadas por representantes comerciais incluem:
-
Escolha do regime tributário: No Brasil, existem diferentes regimes tributários, como o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O representante deve avaliar qual é o mais vantajoso para sua situação.
-
Contratos e forma de remuneração: O modo como são estabelecidos os contratos e a forma de remuneração podem influenciar a carga tributária. Em alguns casos, a divisão entre comissão fixa e variável, ou entre salário e dividendos pode oferecer vantagens fiscais.
-
Consultoria especializada: Dada a complexidade da legislação tributária brasileira, contar com o suporte de um contador especialista é fundamental. Esse profissional pode ajudar a identificar oportunidades para redução da sua carga de impostos.
-
Despesas dedutíveis: A depender do regime tributário adotado, ao registrar e comprovar corretamente as despesas relacionadas à atividade comercial, o representante pode reduzir a base de cálculo de alguns impostos.
Quando o assunto é o que um representante comercial pode fazer para pagar menos impostos, ter um planejamento tributário completo é o grande segredo.
Confira também: Contabilidade para representante comercial: abertura de CNPJ e redução de impostos
O que um representante comercial pode fazer para pagar menos impostos: tributação na pessoa física
Representantes comerciais que prestam seus serviços como pessoa física, ou seja, que não possuem CNPJ, são tributados com base na Tabela do Imposto de Renda, com alíquota que pode chegar a 27,50% sobre os rendimentos mensais:
Com uma tributação elevada como essa, mais a contribuição de até 20% para o INSS, o representante comercial acaba comprometendo de forma muito significativa a sua renda líquida.
Em outras palavras, o que estamos querendo dizer, é que se você está se perguntando sobre o que um representante comercial pode fazer para pagar menos impostos, atuar como pessoa física é uma das coisas que você não deve fazer.
Veja Também: e-Book: Guia – Como formalizar seu negócio
O que um representante comercial pode fazer para pagar menos impostos: tributação na pessoa jurídica
Montar um planejamento tributário, abrir um CNPJ e ser tributado como pessoa jurídica, é uma das coisas que o representante comercial pode fazer para pagar menos impostos.
Na sequência, vamos explicar como funciona a tributação para representantes comerciais no Simples Nacional e no Lucro Presumido, para que você veja o tamanho da economia que é possível obter.
Simples Nacional para representante comercial
Representantes que entendem que é importante abrir um CNPJ para economizar no pagamento de impostos, e que começam a contribuir com base no Simples Nacional, pagam seus impostos em guia única mensal, observada à seguinte condição:
-
Representantes que possuem despesas com pró-labore e folha de pagamento em volume igual ou maior que 28% sobre o faturamento, são tributados no Anexo III do Simples, com alíquota a partir de 6%.
Anexo III
Anexo V
-
Representantes que possuem despesas com pró-labore e folha de pagamento em volume menor que 28% sobre o faturamento, são tributados no Anexo V do Simples, com alíquota a partir de 15,50%.
A depender do seu volume de faturamento o Simples Nacional pode ser uma opção muito econômica, no entanto, como as alíquotas são progressivas, em algum caso o Lucro Presumido pode ser o melhor negócio.
Lucro Presumido para representante comercial
Quando o assunto é o que um representante comercial pode fazer para pagar menos impostos e a contabilidade indica o Lucro Presumido, a tributação mensal funciona da seguinte forma:
-
Impostos Federais: 11,33% sobre o faturamento;
-
Impostos Municipais: 2% a 5% sobre o faturamento (a depender do município).
Basta comparar as alíquotas para ter certeza que como pessoa jurídica você pode pagar menos impostos. Por sua vez, os cálculos você pode deixar por conta do nosso time de especialistas, vamos indicar o regime tributário mais econômico para sua realidade.
Agora você já sabe o que um representante comercial pode fazer para pagar menos impostos. Conte com o time de especialistas da Caetano Contabilidade e comece a economizar.
Contabilidade para representantes comerciais
A atividade de representação comercial envolve aspectos fiscais, tributários e contábeis que se não forem devidamente administrados, podem resultar em perdas financeiras e questões legais.
É aqui que entra em campo a Caetano Contabilidade.
Com anos de experiência no mercado e uma equipe altamente especializada, oferecemos soluções contábeis sob medida para representantes comerciais que desejam manter a vida em ordem com o fisco e ter um negócio lucrativo.
Da abertura de CNPJ e liberação para emissão de notas fiscais, ao planejamento tributário para redução de impostos, aqui você encontra tudo o que precisa.
Atendemos representantes comerciais de diferentes partes do país! Clique no botão abaixo e entre em contato conosco.