Médico precisa abrir CNPJ? Essa é uma dúvida comum entre profissionais da área médica, desde médicos experientes até os recém-formados.
Diante disso, a Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em profissionais da saúde, reuniu uma série de informações e decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Aqui vamos explicar quando é necessário que o profissional da área médica tenha um CNPJ e como, em muitos casos, abrir uma empresa pode ser vantajoso para esses profissionais.
Para saber mais sobre o tema, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Médico precisa abrir CNPJ?
Para entender se um médico precisa abrir CNPJ, antes de mais nada é preciso definir a forma de atuação em que este profissional pretende trabalhar.
As possíveis formas de atuação do profissional da área médica incluem:
- Clínica própria: Aqui se inclui os profissionais médicos que possuem ou pretendem ter uma clínica própria para realizar seus atendimentos;
- Plantonista: Neste caso, refere-se aos profissionais que trabalham com plantões em clínica e hospitais públicos ou privados;
- Prestador de serviço: Este é o caso de médicos(as) que pretendem prestar serviços em hospitais públicos ou privados de terceiros (terceirização de serviços).
A seguir vamos entender se médico precisa abrir CNPJ em cada uma dessas situações mencionadas.
Médico que atua em clínica própria precisa abrir CNPJ?
Os profissionais médicos que desejam ter seu próprio espaço para realizar atendimentos, podem optar por abrir empresa ou atuar como pessoa física, uma vez que, não é obrigatório que estes profissionais tenham um CNPJ para que possam exercer a profissão.
Confira também: 7 dicas de gestão financeira para clínicas médicas
No entanto, nossa dica de ouro, é que o profissional médico procure o apoio de uma contabilidade especializada em saúde para realizar uma planejamento tributário, visto que, em muitos casos, médicos podem pagar menos imposto mensalmente ao optarem pela abertura de empresa.
Médico plantonista precisa abrir CNPJ?
Assim como na situação anterior, o profissional médico que trabalha com plantões, não necessariamente precisa abrir CNPJ para que possa atuar.
Neste caso, existem três possíveis formas de contratação do profissional por parte da instituição onde ele irá trabalhar.
Há a possibilidade de que estes profissionais tenham vínculos empregatício como funcionário da instituição, ou seja, através de uma contratação CLT, além disso, também podem ser contratados como profissionais autônomos, ou ainda, através da Pessoa Jurídica.
Leia também: Quanto um médico plantonista paga de imposto?
Apesar disso, é importante que o profissional verifique junto à instituição onde irá atuar como plantonista, a forma de contratação aceita, pois atualmente é muito incomum encontrar hospitais ou clínicas que façam o registro de vínculo empregatício do médico plantonista pelo CLT, assim como também é raro que essas instituições aceitem a contratação como autônomo.
A grande maioria das clínicas e hospitais costumam optar pelo modelo onde o profissional médico precisa abrir CNPJ. Portanto, apesar de não ser obrigatório a abertura de empresa para o profissional médico que atua como plantonista, muitas vezes se faz necessário devido a solicitação da instituição que irá contratá-lo.
Prestador de serviços médicos precisa abrir CNPJ?
Doutores(as) que pretendem prestar serviços médicos terceirizados, dentro de um hospital público ou privado, na maioria das vezes precisam abrir um CNPJ.
Assim como no tópico anterior, o modelo autônomo costuma ser pouco aceito pelos contratantes do serviço médico nos dias de hoje, uma vez que o serviço também será terceirizado para um Pessoa Jurídica.
Planejamento tributário para médicos
Como mencionamos anteriormente, o primeiro passo para entender se um profissional médico precisa abrir CNPJ, é definir sua forma de atuação entre os três tipos apresentados neste conteúdo.
Em seguida, é fundamental procurar o apoio de uma contabilidade especializada em profissionais da saúde, uma vez que, somente um contador especialista poderá auxiliar e realizar um planejamento tributário.
Um planejamento tributário, realiza estudos levando em consideração uma série de fatores, para definir qual o melhor caminho para que o médico pague menos imposto, e ainda, definir o melhor enquadramento jurídico para que o profissional consiga economizar com tributos.
Como abrir CNPJ médico
Você que chegou até aqui, já sabe que na maior parte dos casos, abrir um CNPJ é muito vantajoso para o profissional médico, seja para economia de impostos ou mais oportunidades de trabalho.
Agora é hora de conferir em um pequeno passo a passo, o que é preciso para abrir o seu CNPJ médico, começando pela documentação necessária que você precisará separar:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel para registro do CNPJ;
- Número do registro no CRM – Conselho Regional de Medicina.
Com os documentos listados acima em mãos, basta procurar o suporte e assessoria de uma contabilidade especializada na área médica.
O contador irá cuidar de todos os procedimentos legais para abertura da sua empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Registro do CNPJ no CRM.
Pensando em abrir CNPJ para médicos, mas não sabe por onde começar? Nós podemos ajudar!
Clique no botão abaixo e entre em contato com o time de especialistas da Caetano Contabilidade.
Pingback: Como emitir nota fiscal no consultório médico | Caetano Contabilidade