Precisa aumentar a lucratividade do seu negócio? Esse é um desejo frequente de quem empreende, e muitas das vezes a primeira ideia que surge na mente é uma tentativa de ação para aumento das vendas.
Mas o que poucos sabem é que, nem sempre uma promoção para aumento de vendas garante um resultado de melhora no faturamento da empresa, uma vez que os produtos não estejam com uma precificação correta ou a empresa não trabalhe com uma margem de contribuição clara e estratégica.
Portanto, neste conteúdo, a Caetano Contabilidade, especialista em BPO Financeiro, traz uma reflexão importante a respeito desse assunto e te apresenta algumas dicas de gestão financeira que irão te ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio, sem que você precise, necessariamente, vender mais.
Para ficar por dentro de tudo e descobrir caminhos para aumentar a lucratividade do seu negócio, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Preciso fazer promoção para aumentar a lucratividade do meu negócio?
Como citado anteriormente, a primeira ideia de muitos empresários que querem aumentar a lucratividade do seu negócio é criar ações para aumentar as vendas.
Esse pensamento não está errado, mas antes de criar ações promocionais ou de marketing para aumentar as vendas, é importante olhar para dentro das finanças da empresa e analisar com atenção os seguintes pontos:
- Qual o faturamento da empresa;
- Qual o custo atual da mercadoria ou do serviço oferecido;
- Qual a margem de contribuição que está sendo aplicada;
- Quais as despesas fixas e variáveis do negócio;
- Qual o resultado efetivo da empresa atualmente.
Entender primeiramente os números da empresa, garante mais clareza para analisar o que pode ser ajustado ou melhorado, como por exemplo, um ajuste de precificação, que, por si só, já pode fazer uma grande diferença na lucratividade do seu negócio.
Para aumentar a lucratividade do meu negócio, devo aumentar o preço do meu produto?
Reavaliar e ajustar o preço de um produto ou serviço é um dos passos fundamentais para quem busca aumentar a lucratividade do seu negócio.
Mas realizar um ajuste de precificação não significa, necessariamente, aumentar o preço de um produto, e sim melhorar a margem de contribuição, ou seja, o valor que sobra de receita para a empresa depois de pagar o custo de produção e os impostos sobre aquele produto ou serviço.
Como melhorar a margem de contribuição para aumentar a lucratividade do seu negócio?
O primeiro passo é ter clareza dos números da empresa, como mencionado no primeiro tópico deste conteúdo, com base nesses números, observar com atenção os custos fixos da empresa e entender se estão adequados ou se há maneiras de reduzi-los.
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A busca por uma redução de despesas pode seguir diversos caminhos, como:
- Uma redução de imposto, através de um planejamento tributário realizado por um contador especialista.
- Mudança de fornecedores, optando por aqueles que ofereçam preços menores, sem comprometer a qualidade do produto ou serviço;
- Novas opções de operadoras de máquinas de cartão de crédito, com menores taxas.
Portanto, ao realizar ações de ajustes de precificação e melhorias na margem de contribuição, naturalmente o faturamento e a lucratividade da empresa tendem a aumentar, sem que sejam necessárias ações promocionais de vendas.
No entanto, se ainda assim, você também busca um aumento nas vendas, temos mais uma dica importante que pode te ajudar.
Como escolher os produtos certos para fazer uma promoção?
A escolha errada de um produto para realizar uma ação promocional que ofereça descontos, pode não trazer os resultados esperados, e além de não aumentar a lucratividade do seu negócio, pode oferecer prejuízos financeiros.
Portanto, é fundamental observar com atenção quais os produtos mais vendidos na sua empresa, e acima de tudo, quais têm uma margem de lucro melhor.
Caso queira realizar uma promoção, busque sempre fazê-la com os produtos nos quais existe uma margem de lucro maior, para que seja oferecido um desconto sem causar riscos para a saúde financeira da empresa.
Como uma consultoria pode te ajudar
Sabemos que, entre tantas responsabilidades de quem empreende, muitas vezes fica difícil acompanhar atentamente as rotinas financeiras da empresa, e como você viu neste conteúdo, ter clareza quanto aos números é fundamental para a tomada de decisões que refletem diretamente lucratividade do seu negócio.
Portanto, uma consultoria especializada em implantação de gestão financeira ou até mesmo a terceirização financeira pode te ajudar neste momento, possibilitando identificar pontos de melhorias, potenciais despesas que podem ser cortadas ou renegociadas, além do apoio para uma economia com impostos através de um planejamento tributário.
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A Caetano Contabilidade conta com um time de especialistas em gestão financeira preparados para auxiliar você, oferecendo soluções que vão além da contabilidade tradicional, incluindo:
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