Você sabe o que é preciso fazer para emitir nota fiscal no seu restaurante? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que pensam em abrir ou que estão legalizando um restaurante.
Sabendo disso, a Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em bares e restaurantes, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Continue conosco e acompanhe este artigo até o final para tirar suas dúvidas e conferir em um passo a passo completo, o que você precisa fazer para começar a emitir notas fiscais.
Todo restaurante precisa emitir nota fiscal?
Sim. Todo restaurante, independente do porte precisa emitir nota fiscal, afinal essa é uma obrigação legal prevista na Lei 8.846/94, que diz o seguinte:
“Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.”
A emissão das notas fiscais é necessária para o correto recolhimento dos impostos, ficando aqueles que deixam de emitir tal documento, sujeitos à multa e a responsabilização por crime de sonegação fiscal, cuja pena pode chegar à prisão.
Como emitir nota fiscal em um restaurante?
Agora que você já sabe que todo restaurante precisa emitir nota fiscal, é hora de conferir em um passo a passo, o que é preciso para emitir este tipo de documento.
Confira com atenção cada item que apresentaremos na sequência para sanar todas as suas dúvidas e começar a emitir notas fiscais o quanto antes.
1.Contrate um serviço de contabilidade
O primeiro passo para começar a emitir nota fiscal no seu restaurante é a contratação de um serviço de contabilidade para registrar e legalizar o empreendimento.
Com o apoio de uma contabilidade especializada em restaurantes, você obterá todos os documentos necessários para que o seu estabelecimento funcione de forma legal e receba autorização do fisco para emitir notas fiscais, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
- Inscrição Estadual;
- Licença da Vigilância Sanitária;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
2.Adquira um certificado digital e-CNPJ
Após cuidar dos trâmites legais para começar a emitir nota fiscal no seu restaurante, você precisará adquirir um certificado digital.
O certificado digital funciona como uma espécie de assinatura eletrônica que autentica as transações realizadas entre o fisco e os contribuintes.
Leia também: 5 dicas de gestão financeira para restaurantes
Na prática, trata-se de um dispositivo de segurança necessário na emissão de notas fiscais, já que cabe a ele, assegurar ao fisco que o emissor da NF é realmente a empresa em questão.
3.Adquira um software de gestão empresarial
Com a documentação do restaurante e o certificado digital em mãos, o próximo passo é adquirir um software de gestão empresarial para emissão das notas fiscais.
Já que você precisará contratar um sistema para o seu restaurante, aproveite para escolher uma solução completa, ou seja, que além das notas fiscais, também disponibilize recursos para:
- Controle de estoque;
- Controle de caixa;
- Gestão de contas a pagar e a receber;
- Relatórios e indicadores;
- Controle de pedidos via delivery;
- Dentre outras funcionalidades importantes.
4.Cadastre e preencha os dados fiscais dos produtos
Na sequência, inicie o processo de cadastro dos produtos e preenchimento dos dados fiscais de cada item comercializado pelo seu restaurante.
Conte com o apoio de uma equipe contábil especializada, como o time da Caetano Contabilidade para preencher corretamente os dados fiscais dos produtos, evitando problemas com o fisco e o pagamento de impostos à mais ou à menos.
5.Comece a emitir as notas fiscais para os clientes
Por fim, é só emitir um cupom eletrônico a cada venda que for registrada no caixa do seu restaurante.
Confira como aumentar a lucratividade do seu restaurante
O processo é simples, e muito rápido, basta registrar o item vendido no sistema, escolher a forma de pagamento e finalizar a venda para emissão automática da nota fiscal.
As notas fiscais podem ser enviadas para o e-mail dos clientes ou impressas com o auxílio de uma impressora de cupons fiscais.
A importância de emitir nota fiscal no seu restaurante e o cruzamento de informações fiscais
Muitos empresários e empreendedores deixam de emitir notas fiscais das vendas realizadas no seu restaurante, como forma de burlar o fisco e pagar menos impostos.
No entanto, o que nem todos sabem, é que através da e-financeira, o fisco consegue obter informações sobre as vendas do seu estabelecimento nos cartões e os valores que transitam nas contas bancárias da empresa e dos seus sócios.
Leia também: Cruzamento de dados do Pix pela Receita Federal: Como afeta o empresário?
Com isso, caso o valor das transações financeiras não coincida com o montante declarado através da emissão de notas fiscais, o empresário pode ser multado ou convidado a prestar esclarecimentos.
Vale destacar que em alguns casos, o valor das multas pode ser alto ao ponto de inviabilizar financeiramente a continuidade dos negócios.
Como pagar menos impostos sem deixar de emitir nota fiscal no seu restaurante?
Você não precisa deixar de emitir nota fiscal no seu restaurante e correr riscos fiscais para pagar menos impostos.
Muita gente não sabe, mas através de um bom planejamento tributário, é possível encontrar alternativas legais para economizar no pagamento de impostos.
Uma dessas alternativas, é a realização de cálculos para escolher o regime tributário mais econômico para o seu negócio. Temos três regimes tributários em vigor aqui no nosso país, e nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção.
Outra alternativa, é o aproveitamento de créditos fiscais e de benefícios como o regime monofásico de PIS e COFINS para bebidas frias.
Seu restaurante pode ser mais lucrativo e competitivo, sem correr riscos ou enfrentar problemas com o fisco. Para isso, basta que você tenha acesso a um planejamento tributário elaborado por uma contabilidade especializada.
Especializada em assessoria contábil para restaurantes, a Caetano Contabilidade pode ajudar você e o seu negócio a pagar menos impostos!
Para saber mais e entender como funciona o nosso serviço de planejamento tributário para restaurantes, clique no botão abaixo e entre em contato conosco!
Pingback: 5 ferramentas para gestão que o seu restaurante precisa ter | Caetano Contabilidade