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Como abrir empresa em Bauru

Veja neste post o passo a passo para abrir empresa em Bauru

Você quer abrir empresa em Bauru mas não sabe por onde começar? Saiba que pode ser isso que esteja faltando para você alavancar seus negócios, fazer sua empresa crescer e consequentemente faturar mais.

Não é de hoje que sair da informalidade e abrir sua própria empresa faz parte do objetivo de muitos empreendedores brasileiros, e isso não poderia ser diferente em Bauru, onde pode existir uma grande variedade em empreendimentos e possibilidades de crescimento.

Por entender que muita gente ainda não sabe como fazer o processo na prática, listamos alguns passos importantes para você abrir sua empresa em Bauru. Confira!

Sobre Bauru

Bauru é um município localizado no estado de São Paulo, o mais populoso do centro oeste paulista, e está a uma distância de 326 quilômetros da capital. A cidade foi fundada no dia 01 de agostos de 1896. Em 2021 sua população está estimada em 381.706 mil habitantes, e sua economia é marcada pela atividade agroindustrial se destacando principalmente pela produção de açúcar e álcool, mas também conta com a presença dos setores de calçados, máquinas e equipamentos, além de papel e celulose.

Rodovias importantes ligam Bauru a alguns municípios paulistas, como a Marechal Rondon e a João Ribeiro de Barros. O município está no meio de vias aéreas, rodoviárias e ferroviárias. Bauru também é um importante centro cultural de sua região. O Jardim Botânico Municipal e o Horto Florestal de Bauru são áreas de preservação ambiental.

A cidade também possui o Teatro Municipal de Bauru “Celina Lourdes Alves Neves” e o Automóvel Clube de Bauru que é um dos pontos mais visitados da área urbana, além de outros projetos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura, órgão responsável por projetar a vida cultural bauruense.

Como abrir uma empresa em Bauru

Muitas pessoas desejam iniciar o novo negócio e realizar o sonho de trabalhar para si mesmo. A tarefa exige cuidados e dedicação para que tudo saia como planejado e seja um sucesso.

Atualmente, regularizar a situação de uma empresa e ter tudo formalizado pode até parecer inviável, mas essa abertura te garante um respaldo em várias situações. Com a formalização é possível:

  • Estar respaldado em relação à previdência e garantir o caminho para a futura aposentadoria;
  • Garantir a contratação legal de funcionários;
  • Emitir notas fiscais, aumentando a possibilidade de atender grandes clientes;
  • Dar credibilidade aos possíveis clientes por ter toda a formalização;
  • Evitar problemas com o setor tributário da prefeitura e com fiscais;
  • Possibilidade de comprar matéria prima ou mercadorias diretamente de grandes fornecedores.

Mas então, quais os passos para abrir uma empresa em Bauru sem errar? Confira conosco!

Faça um bom plano de negócios

Um plano de negócios empresarial é importante para abrir empresa em Bauru. Ele é um documento onde consta todo o planejamento e estrutura da empresa e seu posicionamento em relação a sua atuação no mercado. Ou seja, neste documento, são traçados os produtos, os orçamentos, os fornecedores, os canais de venda e propaganda que a sua empresa irá utilizar, a estrutura necessária para fazer seu negócio funcionar, entre outros.

Nele também são traçadas as estratégias de marketing que serão utilizadas, o posicionamento de mercado que a empresa irá adotar, sua visão, seus valores, sua missão e seu público-alvo. Vale a pena refletir sobre todos estes itens e levantar os pontos relevantes que podem impactar diretamente no funcionamento da sua empresa.

Esta etapa de planejamento é muito importante ser realizada antes mesmo da sua empresa começar a funcionar. Afinal, é a partir dessas definições que você saberá traçar suas estratégias comerciais e fazer com que seu serviço ou produto alcance o maior número de clientes, dentro do nicho que você pretende atuar.

Apesar de ser uma etapa que demanda bastante atenção e dedicação, não é algo muito trabalhoso de se fazer. Na internet, há vários modelos de plano de negócios, e certamente, em uma pesquisa rápida, você encontrará o modelo ideal para sua empresa e que mais se encaixe no seu perfil.

Não se preocupe, o plano de negócios não é um documento a ser compartilhado com seus clientes. Esse documento é apenas um recurso que vai te ajudar a definir as estratégias e alcançar os objetivos que você almeja para abrir uma empresa em Bauru.

Antes de abrir sua empresa em Bauru, é importante ter um plano de negócio bem elaborado para que você consiga traçar suas estratégias comerciais.

Identifique sua natureza jurídica

Para abrir empresa em Bauru é preciso saber que toda empresa formal leva um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Mas existem várias modalidades que podem ser definidas na abertura da sua empresa, levando em consideração o porte, o quadro societário e o faturamento estimado do seu negócio. Veja alguns exemplos:

MEI

O MEI (Microempresário Individual) é a modalidade que formaliza os pequenos empreendedores cujo faturamento não ultrapasse R$81.000,00 anuais, ou seja, se a sua empresa fatura isso ou menos durante um ano, ela pode ser enquadrada no MEI e não ser obrigada a arcar com os custos de uma empresa de porte maior.

As obrigações mensais de um MEI são:

  • INSS: Recolhimento de 5% sobre o valor do salário mínimo;
  • ICMS: R$1,00 de recolhimento para o Estado para empresas cuja atividade seja no ramo da indústria, comércio ou transportes de cargas (interestadual);
  • ISS: R$5,00 pagos para o município para empresas cuja atividades seja de prestação de serviços e transportes (municipal).

O MEI sempre é atrelado a apenas um CPF, então, é importante considerar que todas as obrigações do CNPJ terão, oficialmente, apenas um responsável e em caso de insolvência o patrimônio pessoal poderá ser comprometido.

Se a sua empresa possui mais de um dono e/ou o faturamento é maior que o teto definido para MEI, talvez seja melhor considerar outra modalidade de atuação.

LTDA

A sociedade limitada (LTDA) é a modalidade que possui dois ou mais sócios no contrato social. Este tipo de pessoa jurídica garante direitos e deveres a todos os sócios e os custos de manutenção são maiores.

As empresas que se enquadram como LTDA possuem um custo mais elevado de tributos a serem pagos, atrelados diretamente ao patrimônio da empresa. Em contrapartida, podem ter faturamento maior do que o MEI.

LTDA Unipessoal

A LTDA Unipessoal (Sociedade Limitada Unipessoal), é uma alternativa que foi criada recentemente pela MP 881/2019. Como o nome já diz, é uma sociedade unipessoal, ou seja, feita por apenas um sócio.

Ela garante ao empresário proteção patrimonial, não exige capital social de no mínimo 100 salários mínimos e, além disso, possibilita a abertura de uma sociedade com apenas um sócio.

Eirelli

A Eirelli é uma empresa formada por uma pessoa só, com responsabilidades limitadas, mas que não está ligada ao patrimônio pessoal, ou seja, dá mais segurança ao sócio de que seu patrimônio pessoal esteja resguardado e apartado da empresa.

O capital social desta modalidade deve ser de, no mínimo, 100 salários mínimos (em dinheiro ou bens).

Simples

A empresa do Simples, é a aquela cujas atividades são realizadas pelas capacidades de seus próprios sócios. É importante saber que funciona desde que não seja um produto ou comércio, exemplo: dentistas, advogados, engenheiros, psicólogos, entre outros.

Neste caso, o recolhimento dos tributos é realizado individualmente por sócio e não deve existir terceirização de serviços, senão, a empresa se descaracteriza como Simples e passa a ser enquadrada como LTDA.

SA

As empresas SA (sociedade anônima) são empresas que não possuem um único dono, mas possuem ações distribuídas entre os sócios que podem ser transacionadas de maneira livre e podem ou não ter o capital aberto em bolsas de valores.

Para identificar qual a melhor natureza jurídica para sua empresa, contate um contador e obtenha todo o suporte. Nós da Caetano também estamos sempre disponíveis para sanar quaisquer dúvidas que surgem diante da abertura da sua empresa.

Conte com o suporte de um contador para identificar a melhor natureza jurídica na hora de abrir sua empresa em Bauru.

Tenha em mente os custos para abrir a sua empresa

Um valor que precisa ser levado em consideração neste processo de abrir empresa em Bauru, além dos custos de manutenção mensal do seu negócio (já estimados no plano de negócios), são os custos de abertura da empresa.

O valor total pode variar de acordo com uma série de fatores, mas lembre-se que despesas inesperadas sempre podem acontecer nesta etapa como, por exemplo, gastos iniciais com a localização física da empresa, reformas, contratações de mão de obra, fornecedores, funcionários, equipamentos, entre outros.

Caso você não tenha a necessidade de fazer um grande investimento inicial para a abertura da sua empresa, esteja ciente que um negócio bem estruturado demanda um investimento, mesmo que mínimo, por isso esteja sempre atento às necessidades indispensáveis para o seu negócio, e por consequência, o bom sucesso dele.

Reúna a documentação

Dependendo da natureza de pessoa jurídica que a sua empresa se enquadrar, será necessário reunir uma documentação específica para a abertura. Em geral, é importante ter em mente que alguns documentos básicos serão exigidos como a documentação pessoal do sócio (e dos demais sócios, se for o caso), incluindo RG, CPF, comprovante de residência e de casamento.

Além disso, saiba que outras documentações poderão ser necessárias posteriormente para que sua empresa possa funcionar efetivamente, como:

  • Contrato social da empresa;
  • Registro na Junta Comercial ou cartório de pessoas jurídicas;
  • Alvará de funcionamento conseguido junto à prefeitura de acordo com o ramo de atividades da sua empresa;
  • Inscrição estadual (se for o caso);
  • Inscrição municipal;
  • Licenças e vistorias específicas de acordo com tipo de atividade do seu comércio.

Todas as dúvidas em relação a documentação necessária para o tipo específico da sua empresa podem ser consultadas diretamente com uma empresa contábil especializada.

Como a Caetano pode te ajudar nisso?

A Caetano Contabilidade é especialista em aberturas de empresas. Em todos esses passos, nós te damos o suporte essencial para realizá-los com precisão e sem dificuldades. Podemos fazer muito por você e pelo seu negócio.

Caso tenha interesse em nossa ajuda, entre em contato através do nosso whatsapp que logo um de nossos colaboradores estará ajudando você na realização do seu grande sonho.

Abra a sua empresa

O início da abertura da sua empresa é realizado na Receita Federal, sendo necessário conseguir algumas documentações em outros órgãos, conforme informado anteriormente. O processo todo leva alguns dias, porém, no caso do MEI, é bem mais rápido e fácil pois é possível fazê-lo pelo portal do empreendedor de forma totalmente gratuita.

A contratação de um contador ou uma empresa especializada em formalizações é essencial para a existência do seu negócio. Esses profissionais são responsáveis por manter sua empresa sempre dentro das legalidades e com todas as suas obrigações em dia.

Além disso, este profissional é altamente familiarizado com todos os processos que envolvem a abertura de uma empresa e saberá direcioná-lo e orientá-lo a respeito de todas as etapas necessárias para que você consiga abrir sua empresa em Bauru.

Lembre-se que somente um profissional qualificado poderá assegurar que a sua empresa se mantenha viva e saudável enquanto você faz o negócio, de fato, acontecer.

Agora que você já sabe os passos necessários para abrir uma empresa em Bauru é hora de tirar o projeto da gaveta e começar.

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