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Como precificar itens no cardápio do restaurante

Como precificar itens no cardápio do restaurante? Esse tipo de dúvida é muito frequente entre empresários e empreendedores do setor.

Sabendo disso, a Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em bares e restaurantes, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Aqui, neste artigo, você vai conferir através de um passo a passo prático e objetivo, tudo o que é preciso observar para precificar corretamente os itens do seu cardápio.

Não perca mais tempo quebrando a cabeça para precificar seus produtos, continue conosco até o final e faça isso de forma rápida, precisa e baseada em números.

1.Monte a ficha técnica de cada prato

O primeiro passo para precificar itens no cardápio do restaurante, consiste em conhecer com precisão o preço de custo de cada prato.

No entanto, para que isso seja possível, o restaurante precisará montar uma ficha técnica para cada item que compõe o cardápio.

Leia também: Como montar um cardápio de restaurante?

A ficha técnica é um documento que lista:

  • Os ingredientes utilizados em cada prato;
  • O preço de custo para cada ingrediente;
  • A quantidade de cada ingrediente utilizado no preparo.

Para facilitar o seu entendimento sobre a elaboração de fichas técnicas, veja um exemplo simples na tabela abaixo:

Prato

Picanha Grelhada para 2

QTD.

UN.

INGREDIENTE

CUSTO UN.

SUB TOTAL

0,720

KG

Carne Bovina – Picanha

R$ 119,90

R$ 86,33

0,020

L

Óleo de Soja

R$ 11,89

R$ 0,24

0,004

KG

Sal Refinado

R$ 1,98

R$ 0,01

 

 

 

Preço de Custo

R$ 86,58

Com uma ficha técnica semelhante a essa, você saberá com precisão o custo dos ingredientes empregados em cada preparo, e com isso, poderá aumentar a sua precisão ao precificar os pratos, evitando possíveis prejuízos.

2.Liste todos os custos e despesas do restaurante para precificar itens no cardápio do restaurante

Quando o assunto é como precificar itens no cardápio do restaurante, montar a ficha técnica dos produtos é o primeiro passo, mas isso não é o suficiente.

Para uma boa gestão de preços e para a organização do estabelecimento como um todo, você também precisará listar todos os custos e despesas do restaurante, incluindo, seus custos fixos e variáveis.

Custos fixos em um restaurante

  • Aluguel;
  • Água;
  • Condomínio (quando o estabelecimento for dentro de um shopping);
  • Contador;
  • Luz;
  • Provedor de internet;
  • Salário dos funcionários e despesas trabalhistas;
  • Seguro;
  • Telefone.

Custos variáveis em um restaurante

  • Comissões;
  • Despesas financeiras (pagamento de taxas de cartões);
  • Embalagem (quando o prato for para viagem);
  • Entregas (motoboy e combustível);
  • Gás;
  • Impostos;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Custos com perdas de produtos em função da validade.

Leia também: Quanto um restaurante paga de imposto?

Para somar e controlar todos os custos, o ideal é que o seu restaurante conte com um sistema de gestão que forneça recursos para controle de vendas, estoque e financeiro.

Com a ficha técnica de cada produto em mãos, mais a somatória de custos fixos e variáveis, precificar itens do cardápio do restaurante será mais fácil.

Faça as contas e verifique o percentual que este grupo de custos e despesas representa sobre as finanças do seu restaurante:

  • Total de receitas no mês: R$ 100.000,00
  • Total de custos e despesas no mês: R$ 40.000,00
  • Índice de custos operacionais: R$ 40.000,00/ R$ 100.000,00 = 40%
Diversos fatores devem ser levados em conta na hora de precificar itens no cardápio do restaurante.

3.Estabeleça uma margem de lucro

Após descobrir o custo para preparar cada prato e o percentual das receitas que é destinado para os custos fixos e variáveis, é hora de estabelecer uma margem de lucro para precificar itens no cardápio do restaurante.

Leia também: 5 dicas de gestão financeira para restaurantes

Sendo assim, vamos considerar a título de exemplo que você deseja obter uma margem de lucro de 40% sobre o valor de cada prato.

Partindo deste ponto, vamos fazer os cálculos e descobrir qual deverá ser o preço de venda da picanha grelhada para 2 da nossa ficha técnica.

  • Custo da Picanha Grelhada para 2: R$ 86,58
  • Custos operacionais: R$ 86,58 * 40% = R$ 34,63
  • Custo final: R$ 121,21

Por fim, basta aplicar a margem de lucro desejada sobre o custo final do prato:

  • Preço de venda: R$ 121,21 + 30% (margem de lucro) = R$ 173,16 (*usando markup de venda)

4.Analise o mercado e seu público alvo para precificar itens no cardápio do restaurante

Após chegar ao preço de venda, você não pode levar este valor a ferro e fogo, ou seja, é preciso analisar o mercado e o seu público alvo, para com base nisso, definir:

  • Quanto o público-alvo está disposto a pagar?
  • Quais são os preços praticados pela concorrência?

Neste ponto, vale destacar que se o preço de venda que você encontrou não permite que o seu restaurante seja competitivo, não basta apenas reduzir sua margem de lucro, é preciso rever todos os custos.

Negocie com fornecedores, otimize processos e veja quanto é possível economizar sem alterar a sua margem ou em último caso, alterando-a o mínimo possível.

Considerando uma redução de 5% no custo com os ingredientes da ficha técnica e no índice de custos com despesas fixas e operacionais, seria possível chegar ao seguinte valor:

  • Custo da Picanha Grelhada para 2: R$ 69,27
  • Custos operacionais: R$ 69,27 * 35% = R$ 24,24
  • Custo final: R$ 93,51
  • Preço de venda: R$ 93,51 + 30% (margem de lucro) = R$ 133,59 (*usando markup de venda)

Sendo assim, podemos concluir que com organização financeira e uma boa gestão, você pode precificar itens no cardápio do restaurante corretamente, e além disso, ser mais competitivo e lucrativo.

Ao precificar, você pode e precisa fazer com que seus preços permitam que o seu estabelecimento seja competitivo e lucrativo ao mesmo tempo.

Contabilidade especializada em restaurantes

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