Transforme clientes em fãs
Como sabemos, uma empresa sem consumidores não é nada. Parafraseando a famosa canção de Adriana Calcanhotto e interpretada por Claudinho e Buchecha, a empresa sem seus consumidores é como um avião sem suas asas, uma fogueira sem suas brasas, um não existe sem o outro!
Existem 3 perfis diferentes para consumidores: o comprador, o cliente e o fã. Cada um desses perfis se comportam de uma maneira distinta diante da nossa empresa e de nossos produtos. E cá entre nós, existe um caminho bem grande entre um consumidor comprador para um consumidor fã, por exemplo. A questão é: como fazer seus consumidores se transformarem em seus fãs?
Para a maioria arrebatadora dos empresários, transformar consumidores em fãs é o grande objetivo. E claro que vamos te ajudar nisso, colocando na mesa 4 dicas importantíssimas para sua empresa ganhar ainda mais fãs.
1ª: Olhar o concorrente X olhar o cliente
Neste caso, qual devemos analisar? A resposta é simples e óbvia, deve-se analisar os dois. Ao observar seu concorrente, você consegue perceber o que ele está fazendo de diferente que está atraindo mais clientes e levar essas atitudes para sua realidade. Porém, nessa observação você também consegue perceber o que ele faz de errado e impedir que isso aconteça na sua empresa.
E ao analisar o cliente, você consegue conhecê-lo cada vez mais. Tente descobrir seus gostos, suas necessidades, seus desejos, vontades; enfim, conheça a fundo o seu consumidor, assim você descobre o que ele espera da sua empresa e dos seus serviços. Mas como posso fazer isso? Conhecê-lo a fundo sem parecer invasivo? Confere no próximo tópico.
2ª: Esteja próximo do seu cliente
Estando próximo ao seu cliente, consequentemente você vai conhecê-lo e entender suas necessidades. E ao dizer “estar próximo” não significa necessariamente manter o contato físico. Hoje em dia, ainda mais no momento de distanciamento social que estamos vivendo, conseguimos manter contato de outras formas.
Então, use os meios de comunicação a seu favor. Converse por whatsapp, faça reuniões online, interaja nas redes sociais. Ter essa proximidade com seus consumidores, é extremamente benéfico para sua empresa.
3ª: Experiência do cliente
Ao conhecer a fundo seu consumidor, você já saberá seus gostos. Com isso, se pergunte: o que eu tenho feito para saciar suas vontades? Como está sendo a experiência do meu cliente ao entrar na minha empresa ou no meu estabelecimento?
Se questione sobre isso e faça o possível para a experiência do seu cliente ser incrível. Faça com que ele se sinta à vontade na sua empresa, proporcionando-o um ambiente agradável, confortável, limpo, climatizado. Isso começa a criar sensações positivas nos clientes, começa a gerar experiências boas.
Portanto, o ambiente do seu estabelecimento deve ter o poder de impactar positivamente seu cliente, através do cheiro, do clima e até mesmo dos sons. Muitos se tornarão fãs se se sentirem bem no local.
4ª: Pós-venda
Engana-se quem acha que após uma venda, o empresário não precisa fazer mais nada. Muito pelo contrário. O pós venda é essencial para o cliente voltar a comprar novamente na sua empresa.
Tente sempre acompanhar seus clientes, saber como foi sua experiência, se ele gostou do produto comprado, se tem chances de voltar ou não. Faça pesquisas de satisfação, descubra o que pode ter dado errado e tentar consertar o erro.
O pós venda é monitorar e não deixar o cliente sair de sua vista. Além de mostrar para ele o quanto é importante para sua empresa, fará com que ele se sinta sempre a vontade para voltar.
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