Você sabe qual é o CNAE para venda de infoprodutos, como cursos e e-books? Trabalha ou pensa em empreender nesse segmento, mas possui dúvidas sobre o assunto e ainda não tem um CNPJ?
Se este é o seu caso, queremos convidar você para continuar conosco e acompanhar este conteúdo até o final. Aqui você vai encontrar respostas objetivas para uma série de dúvidas, dentre elas:
- Qual o CNAE para venda de infoprodutos?
- Preciso de CNPJ para vender cursos e e-books?
- Em quais plataformas posso vender infoprodutos?
- Infoprodutores e afiliados precisam emitir nota fiscal?
- Como funciona a contabilidade para negócios digitais.
Para saber mais e ficar por dentro de absolutamente tudo sobre este assunto, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Qual o CNAE para venda de infoprodutos?
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código composto por 7 dígitos numéricos, que fica vinculado ao CNPJ das pessoas jurídicas e indica para o fisco as atividades desenvolvidas por cada negócio.
Diante disso, se você atua ou pretende ingressar no mercado digital de forma legalizada, emitir notas fiscais e pagar menos impostos, definir o CNAE correto para suas atividades é fundamental.
Atualmente, a tabela CNAE é mantida pelo IBGE e conta com mais de 1.300 atividades, sendo que muitas delas, não especificam com clareza a quais tipos de negócios se referem, fato que acaba deixando muitos empreendedores com dúvidas.
Sabendo disso, a Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em negócios digitais decidiu preparar este conteúdo para responder de forma objetiva, qual o CNAE para venda de infoprodutos. Vamos começar?
- CNAE para afiliados: Se você é um afiliado digital, ou seja, colabora para divulgação de infoprodutos e recebe um comissionamento em troca das vendas indicadas por você, o seu CNAE é o 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
- Produção e venda de cursos: Agora, se você é um infoprodutor que produz e comercializa cursos na internet, o CNAE mais indicado para suas atividades é o 8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
- Produção e venda de e-books: Por fim, se você é um infoprodutor que produz e vende e-books, o CNAE mais indicado para suas atividades é o 5811-5/00 Edição de livros.
Preste bastante atenção e conte com contadores especializados para fazer as escolhas certas, pois somente desta forma você evitará problemas com o fisco e o pagamento de impostos em excesso.
Bom, agora que você já sabe qual é o CNAE para venda de infoprodutos, é hora de aproveitar para esclarecer outras dúvidas frequentes e importantes que estão relacionadas ao assunto.
CNAE para venda de infoprodutos: preciso de CNPJ para vender cursos e e-books?
Via de regra, você não precisa de CNPJ para vender cursos e e-books, ou seja, pode se cadastrar nas plataformas de vendas e fazer isso como pessoa física.
No entanto, é importante destacar que quem escolhe este caminho, precisa preencher mensalmente o carnê leão web e com base nele, recolher o Imposto de Renda sobre seus rendimentos.
Por sinal, é exatamente neste ponto que os empreendedores digitais que não possuem CNPJ começam a encontrar problemas, já que a tributação sobre a renda das pessoas físicas é mais alta que a aplicável sobre pessoas jurídicas.
Na prática, por mais que não seja obrigatório ter um CNPJ, essa é a melhor escolha para aqueles que desejam:
- Pagar menos impostos;
- Emitir notas fiscais;
- Atuar de forma profissional;
- Transmitir maior credibilidade aos clientes;
- Crescer e fechar parcerias importantes;
- Obter condições especiais de crédito;
- Encontrar os melhores fornecedores.
Em quais plataformas posso vender infoprodutos?
Agora que você já sabe, qual é o CNAE para venda de infoprodutos, a importância e os benefícios do CNPJ para negócios digitais, é hora de conhecer as principais plataformas para venda de cursos e e-books.
- Hotmart;
- Afilio;
- Monetizze;
- Eduzz;
- ClickBank;
- Lomadee;
- Udemy.
Através das plataformas listadas, os infoprodutores podem cadastrar seus produtos e liberar links de afiliados para pessoas interessadas em fazer a divulgação.
Como são especializadas neste tipo de negócio, as plataformas contam com recursos que controlam o volume de vendas de cada afiliado, os percentuais de comissionamento e os repasses sobre as vendas.
Escolha aquela que oferece as melhores taxas e a maior visibilidade para anunciar e começar a vender seus infoprodutos na internet.
Veja também: Infoprodutor pode ser MEI?
CNAE para venda de infoprodutos: infoprodutores e afiliados precisam emitir nota fiscal?
Sim. Via de regra, os infoprodutores e afiliados precisam emitir nota fiscal, com exceção daqueles que por falta de orientação e assessoria especializada trabalham como pessoa física, pagando mais impostos.
No entanto, é muito importante esclarecer como funciona a sistemática de emissão de notas fiscais no mercado de afiliados e de infoprodutos.
- Emissão de notas fiscais por parte dos afiliados: Ao contrário do que muitos pensam, o afiliado não emite nota fiscal para o cliente final, mas sim para o infoprodutor que ele representa.
Neste caso, a nota fiscal deverá ser de prestação de serviços e sobre o valor das comissões recebidas e não sobre o total das vendas realizadas.
- Emissão de notas fiscais por parte dos infoprodutores: Por sua vez, os infoprodutores devem emitir a nota fiscal com o valor total dos produtos em favor dos clientes.
A depender da natureza do infoproduto, a nota fiscal pode ser de mercadoria (NFe) ou prestação de serviços (NFSe).
Como funciona a contabilidade para negócios digitais
Você já sabe qual é o CNAE para venda de infoprodutos e esclareceu outras dúvidas importantes sobre o assunto, mas antes de sair, você que atua ou pretende empreender no mercado de negócios digitais, precisa entender a importância da contabilidade.
A contabilidade especializada em negócios digitais possui profissionais com expertise nos mais variados segmentos do digital, incluindo o mercado de afiliados, produtos digitais, marketplaces e e-commerces.
Com o auxílio e a orientação destes profissionais, você garante sua regularidade fiscal, contábil, expande seus negócios, emite notas fiscais e além disso, pode pagar menos impostos.
Diante de tudo isso, não abra mão do apoio de especialistas no assunto, clique no botão abaixo e entre em contato conosco!
Pingback: Como abrir uma loja de conveniência em posto de combustíveis | Caetano Contabilidade
Pingback: DIMP e o cruzamento de informações financeiras nos negócios digitais | Caetano Contabilidade