Você sabe como funcionam os programas de fidelidade para postos de combustíveis e o que é preciso para implantar essa ferramenta no seu estabelecimento?
Neste conteúdo, a Caetano Contabilidade, sua assessoria especializada em postos de combustíveis, vai esclarecer as principais dúvidas sobre programas de fidelidade e fornecer dicas importantes para que você utilize essa estratégia no seu posto.
Para saber mais e conferir o que separamos para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Como funciona um programa de fidelidade para postos de combustíveis
Através dos programas de fidelidade os clientes acumulam pontos a cada abastecimento e mais tarde podem trocá-los por descontos em produtos, serviços ou vales-combustível.
Dentre os programas de fidelidade mais conhecidos, estão aqueles oferecidos pelos postos bandeirados, ou seja, que estão associados a grandes distribuidoras, como por exemplo:
- Petrobras – Premmia;
- Ipiranga – Km de Vantagens;
- Shell – Resgate Fácil.
Apesar das particularidades de cada bandeira, a regra é basicamente a mesma: abasteça, acumule pontos e troque por benefícios.
No entanto, os programas de fidelidade para postos de combustíveis não precisam ficar restritos aos postos bandeirados, ou seja, estabelecimentos com bandeira branca também podem fazer uso desse tipo de estratégia para atrair e manter clientes.
Veja também: Qual o melhor regime tributário para postos de combustíveis?
Como montar um programa de fidelidade para postos de combustíveis
Para ajudar você que possui um posto bandeira branca e deseja montar seu próprio sistema de fidelidade, nosso time separou uma série de dicas e orientações importantes.
Acompanhe com atenção cada item listado abaixo e monte um programa de fidelidade atrativo e rentável para o seu negócio!
1.Monte um planejamento
Um planejamento inicial é fundamental para evitar que o programa de fidelidade seja excessivamente oneroso para o posto, ou então, que não seja capaz de atrair e conquistar os clientes.
Nesta etapa, você precisará fazer as contas para definir quais itens vão gerar pontos, quantos pontos são necessários para trocar em benefícios e quais benefícios serão esses.
Via de regra, os programas de fidelidade para postos de combustíveis oferecem 1 ponto para cada R$ 1,00 real em abastecimentos. No entanto, ao criar o seu próprio sistema, você poderá utilizar critérios diferentes.
2.Defina regras claras
Após montar o seu planejamento, defina regras claras para o programa de fidelidade, evitando assim, problemas futuros e garantindo a segurança jurídica de ambas as partes, ou seja, tanto para os clientes, como também para o seu estabelecimento.
Dentre as regras que você precisa definir:
- Quais produtos geram pontos;
- Quais benefícios podem ser alcançados ao acumular pontos;
- Se os pontos possuem prazo para expirar;
- Formas de adesão e cancelamento ao programa.
3.Pense em um nome para o programa de fidelidade
Na sequência, você precisa pensar em um nome para o programa de fidelidade, lembrando que o nome escolhido precisa ser criativo e capaz de despertar a curiosidade do público, incentivando os consumidores a participar.
Use toda a sua criatividade e peça sugestões de pessoas próximas para pensar em um nome único e marcante.
Além disso, para evitar confusões e possíveis problemas jurídicos, o nome escolhido não deve fazer alusão a outros programas de fidelidade que já existem no mercado.
4.Invista em um sistema para controle de fidelidade
Após montar um planejamento, definir regras e escolher um nome, é hora de tornar operacional o seu programa de fidelidade para postos de combustíveis.
Para isso, você precisa ter um sistema que torne prático o controle dos pontos acumulados, benefícios e trocas em benefícios, tanto por parte dos clientes, como também por parte do posto.
Neste caso, é possível investir no desenvolvimento de um sistema próprio de fidelidade ou assinar um dos sistemas para controle de fidelidade disponíveis no mercado.
O mais importante, é que a ferramenta escolhida seja funcional, acessível por smartphones e segura contra qualquer tipo de fraude e a ação de pessoas mal-intencionadas.
Por fim, antes de colocar o sistema em prática, faça testes e assegure que tudo funciona dentro da normalidade, evitando erros que gerem prejuízos ou a insatisfação dos clientes.
5.Monte uma estratégia de marketing
Dando sequência a estruturação do programa de fidelidade para postos de combustíveis, será preciso definir e investir em estratégias de marketing para atrair o público e tornar a novidade conhecida.
Contrate uma agência de marketing digital e invista em diferentes ações para divulgação do programa de fidelidade do seu posto, incluindo:
- Elaboração e fixação de cartazes;
- Anúncios e divulgação nas redes sociais;
- Anúncios em canais de TV e televisão;
- Anúncios em jornais e revistas.
Para conquistar um bom público rapidamente, você também pode oferecer pontos por indicação, incentivando os clientes a apresentar o programa de pontos para amigos e familiares.
Quanto maior a efetividade e o alcance das suas estratégias de marketing, maiores as chances de obter os resultados desejados, ou seja, atrair mais clientes.
6.Avalie os indicadores e resultados do programa
Por fim, você deve acompanhar de perto os indicadores e resultados do programa de fidelidade, analisando itens como:
- Produtos adquiridos com maior frequência;
- Ticket médio das vendas;
- Periodicidade de consumo;
- Benefícios mais procurados;
- Dentre outros itens.
Com base nessas informações, você poderá planejar e implementar melhorias, tornando o programa cada vez mais assertivo, atrativo para os clientes e rentável para o seu posto de combustíveis.
Veja também: 7 dicas para melhorar a gestão do seu posto de combustíveis
Principais vantagens dos programas de fidelidade para postos de combustíveis
Os programas de fidelidade são capazes de garantir benefícios para os clientes, mas também para os postos de combustíveis, incluindo:
- Crescimento do ticket médio;
- Fortalecimento da marca;
- Incremento do volume de vendas;
- Redução dos custos com publicidade;
- Diferenciação da concorrência;
- Aproximação da marca com o público;
- Potencialização do poder de captação e retenção de clientes.
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