Posso usar endereço residencial para abrir empresa? Esse tipo de dúvida é muito comum entre pessoas que querem obter um CNPJ e iniciar um novo negócio próprio.
Sabendo disso, a Caetano Contabilidade, decidiu preparar um conteúdo completo e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.
Para saber mais e entender tudo sobre a abertura de empresa em endereço residencial, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Posso usar endereço residencial para abrir empresa?
O primeiro passo para saber se é possível usar endereço residencial para abrir empresa, é definir qual será a atividade exercida pela empresa em questão, uma vez que, as regras que permitem usar endereço residencial variam conforme a atividade exercida pela empresa.
Portanto, não existe legislação que impeça a abertura de CNPJ em endereço residencial para alguns tipos de empresa, como é o caso da maioria das empresas prestadoras de serviço.
Leia também: Posso abrir uma empresa sendo CLT?
Por outro lado, atividades de comércio geralmente não tem autorização para usar endereço residencial na abertura do CNPJ. É o que vamos explicar mais detalhadamente no tópico a seguir.
Atividades de comércio podem usar endereço residencial para abrir empresa?
Em casos de empresas que irão exercer atividades de comércio, a obrigatoriedade de uma inscrição estadual e as próprias exigências municipais geralmente não permitem usar endereço residencial para abrir empresa.
Isso acontece pois, em empresas de comércio normalmente existe a movimentação de estoque de mercadorias que, por sua vez, não podem ser realizadas dentro de uma residência, uma vez que necessitam de exigências de segurança do corpo de bombeiros ou outras licenças para comportar a atividade de comércio.
Observe as regras do município ao usar endereço residencial para abrir empresa
Além da atividade que será exercida pela empresa, também é muito importante observar as regras locais onde a empresa será instalada para saber se é possível utilizar um endereço residencial.
Isso porque, cada município tem a sua própria regulamentação quanto a permissão para exercer atividades empresariais dependendo da localização onde se encontra a residência. Além disso, cada prefeitura também tem suas particularidades quanto a autorização para emissão do alvará de funcionamento.
Leia também: Dívida no CPF afeta o CNPJ?
Portanto, é muito importante que o empresário consulte uma contabilidade especializada para avaliar se o município em que ele se encontra permite usar endereço residencial para abrir empresa e se a localização do imóvel é permitida perante a regulamentação de localização dentro do município.
E-commerce e dropshipping podem usar endereço residencial para abrir empresa?
O surgimento de e-commerce e dropshipping vem crescendo cada vez mais, e é comum que empresários do mercado digital trabalhem em sua própria residência.
Via de regra, é permitido usar endereço residencial para abrir empresa desses segmentos, mesmo para atividades de comércio, uma vez que estas não movimentem estoque.
Leia também: Precisa de CNPJ para vender no Mercado Livre e na Shopee?
Mas novamente, é importante contar com o apoio de uma contabilidade especializada, para analisar a atividade da empresa e as regras do município, para assim, validar a possibilidade de utilizar um endereço residencial.
Utilize uma sede virtual para abrir empresa
Uma ótima alternativa para quem não pode usar endereço residencial para abrir empresa ou não tem um endereço fixo, é utilizar uma sede virtual.
A sede virtual é um endereço já preparado para permitir a inscrição do CNPJ, e atender às regularidades jurídicas de funcionamento de uma empresa.
Através desse serviço, a empresa estará registrada em um endereço legalizado, independe do local onde irá atuar.
Conte com o apoio do time de especialistas da Caetano Contabilidade para te auxiliar na abertura da sua empresa em uma sede virtual, entre em contato conosco.
Como abrir empresa em endereço residencial?
Caso você se enquadre nas regras que permitem usar endereço residencial para abrir empresa, o primeiro passo é buscar o apoio de uma contabilidade especializada, e também, separar alguns documentos necessários:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU do endereço onde será registrado o CNPJ.
Por sua vez, com estes documentos em mãos, o contador providenciará tudo o que é necessário para legalizar as atividades da empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento;
- Alvará da Vigilância Sanitária.
Precisa de apoio para abrir sua empresa e tirar o sonho do papel? Clique no botão abaixo e fale com um especialista!
Pingback: Como montar um restaurante de sucesso | Caetano Contabilidade
Pingback: Preciso ter CNPJ para vender cursos online? | Caetano Contabilidade