Pular para o conteúdo

Pix: É realmente seguro?

Pix: É realmente seguro?

O Pix, como já dito aqui anteriormente, chegou para revolucionar a maneira de fazer operações financeiras, pelo simples fato de trazer consigo a instantaneidade. Essa nova forma de realizar transações bancárias, garante que as operações sejam feitas na hora, todos os dias da semana, inclusive fim de semana e feriado e em qualquer horário. 

O Pix é uma ferramenta criada pelo Banco Central, que tem a mesma função que as outras operações, como TED e DOC, por exemplo; porém, o Pix será instantâneo. Não será mais preciso transferir um dinheiro no sábado, por exemplo, e ele cair apenas na segunda-feira para o beneficiário. Transferiu no sábado, caiu no sábado. Parece sonho, mas não é. Com o Pix essa instantaneidade será possível. 

Diante de tantas informações sobre esse novo sistema de operação, que aliás, já estará disponível neste mês de novembro, muita gente anda se perguntando: Mas será que esse Pix é seguro? Funciona mesmo? Eu devo mesmo aderir? É por isso que estamos aqui, para te explicar como o Pix funciona e mostrar sua credibilidade diante desse cenário todo. 

O Pix tem o mesmo sistema de segurança das outras operações financeiras

Para começar, separamos as vantagens do Pix em três partes: Segurança, criptografia e chave. 

Segurança no sistema

Mesmo que o Pix seja algo novo diante das operações financeiras, ele tem o mesmo sistema de segurança das outras operações do país, TED e DOC, que já são usados por nós. O sistema não vai mudar, a única coisa que muda é a forma de fazer as transações que a partir de agora serão instantâneas. 

Diante disso, não tem necessidade de ter receio sobre o Pix, pois os termos de segurança serão os mesmos das outras formas de operações bancárias. Aliás, esse sistema é considerado um dos melhores e mais confiáveis do mundo. 

Criptografia

A segunda vantagem para a segurança do Pix, é a criptografia. Mas o que é isso? Criptografia é um conjunto de técnicas para cifrar a escrita, fazendo com que a mesma fique ininteligível e consequentemente não permite que outras pessoas tenham acesso a essas informações e convenções combinadas.

Todas as operações realizadas por meio do Pix serão criptografadas, ou seja, o sistema garante o total sigilo das informações.

Sistema de segurança, criptografia e chave de segurança tornam o Pix seguro

Chave de segurança

Para realizar qualquer tipo de transação pelo Pix, o usuário precisará de uma chave de segurança. Essa chave será a base para todas as operações, nada se concretiza sem ela. Ou seja, caso alguém que não seja você dê início a uma operação financeira pelo seu Pix, você será notificado e precisará confirmar a operação através da sua chave de segurança. 

Neste caso, você estará por dentro de tudo o que acontece e terá ciência de todas as operações realizadas, podendo confirmá-las ou não através da chave de segurança que só você saberá qual é.  

Por fim, notamos a credibilidade e confiança que o Pix nos passa. Nós já temos operações financeiras totalmente seguras, o que está acontecendo agora, é simplesmente uma inovação. É preciso evoluir e inovar, e o Pix veio exatamente para somar e simplificar nossas vidas, tudo regulamentado pelo Banco Central.

E caso queira obtê-lo, é só consultar seu app do banco, Internet Banking ou sua agência. Todos os bancos adotaram o Pix, cumprindo as regras do Banco Central, para melhor atender seus clientes. 

E aí, ainda tem algum receio sobre o Pix? Qualquer dúvida, nos envie um Whatsapp. 

1 comentário em “Pix: É realmente seguro?”

  1. Pingback: O que é Pix? Você precisa ver isto | Caetano Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *