Pular para o conteúdo

Empresário: Não cometa esses erros ou irá a falência

3 ERROS QUE OS EMPRESÁRIOS NÃO DEVEM COMETER


A alta taxa de mortalidade de empresas no Brasil, onde 50% das empresas vão à falência antes de completar 4 anos de atividade (segundo estudo Sebrae), deve-se à erros comuns entre à maioria dos empresários.

Neste artigo iremos demonstrar os 3 erros mais comuns e que os empresário não devem cometer, pois podem comprometer todo negócio e sonho do empreendedor.

1 – CONTAS PESSOAIS E EMPRESARIAIS

O Pequeno empresário tende a   misturar as despesas pessoais com as despesas da empresa, ou seja, usar o mesmo caixa para pagamento de ambos compromissos. Isto é um erro muito grave:

– Pode comprometer o caixa na empresa (na medida que empresário retira muito mais do a empresa pode suportar ou pagar);

– Empresário precisa ter em mente que a empresa é a menina de ouro dele (que deve perdurar e garantir uma estabilidade financeira pessoal);

– Ideal é que fixe um  salário mensal para sócios (levando em consideração necessidades pessoais x capacidade financeira da empresa).

A Retirada Fixa (chamado salário do empresário) comporá os custos fixos da empresa e desta forma empresário pode determinar venda mínima necessária para que isto ocorra e trabalhar com metas claras de vendas dentro do mês.

Não se deve misturar as despesas pessoais com as empresariais, pode ocorrer divergências e perda de controle financeiro

2 – FALTA DE GESTÃO FINANCEIRA

É uma triste realidade ver que a maioria dos pequenos empresários não possuem uma  gestão financeira dentro da sua empresa e pior que não dão o devido valor à esta fundamental ferramenta determinante do sucesso do empresário. Empresário precisa entender que precisa se profissionalizar neste sentido se quiser manter suas atividades ativas no mercado e contexto atual.

Para o empresário parece ser custoso e desnecessário ter este controle, mas não ter informações como, irá custar caro para negócio como o todo (pense nisto):

  • qual foi seu faturamento mensal?
  • estou tendo crescimento em meu faturamento?
  • tenho lucro?
  • meu fluxo de caixa é positivo?
  • quais são minhas despesas, e quais são as principais e que mais impactam meu negócio?
  • qual é meu ponto de equilíbrio, ou seja, quanto preciso vender para cobrir para pagar minhas despesas?
  • o que tenho para pagar?
  • o que tenho para receber?

Enfim, são várias perguntas que empresa deve se fazer e se questionar para entender a necessidade de ter uma gestão financeira eficaz

3- GESTÃO DE PESSOAS

Uma grande dificuldade dos pequenos empresário é lidar com funcionário, desde a contratação até treinamento e desenvolvimento.



O sucesso de qualquer empresa hoje passa por pessoas, e empresário precisa dar devida atenção à estas questões.


O funcionário deve ser o parceiro do empresário, ajudando no crescimento da empresa e os erros mais comuns que empresário comete neste sentido:

  • Erro na contratação (pessoa errada para função deseja, perfil inadequada com a necessidade da empresa)
  • falta de clareza com funcionário (o que verdadeiramente espera dele)
  • falta de clareza junto ao funcionário sobre objetivos da empresa (metas, atendimento, forma de venda do produto, etc)

Estes erros impactam diretamente no resultado da empresa, pois envolve imagem da empresa, atendimento, gastos com demissões e recontratações, não retenção de talentos e pior não explorar o talento máximo de cada pessoa.

Com a gestão financeira sua empresa consegue ter um horizonte, sem perda de dinheiro e tempo

CONCLUSÃO

O pequeno empresário precisa olhar com atenção para estes 3 erros (que são os mais comuns) e sempre é tempo de mudar ou melhorar, por isso queremos deixar algumas dicas:

  • fixar um salário para sócios
  • investir em gestão financeira (buscar conhecimento ou contratar uma consultoria para auxiliar ou até mesmo terceirização a gestão do seu negócio)
  • buscar conhecimento de como ser um líder melhor (uma consultoria também pode ser caminho no recrutamento e desenvolvimento de pessoas)
  • profissionalizar seu negócio

A Caetano Contabilidade é especializada na gestão e terceirização financeira, bem como em consultoria para recrutamento e seleção, conte conosco caso faça sentido para sua empresa buscar segurança e melhores resultados.

Confira o vídeo sobre o assunto discutido:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *