Muitos brasileiros compartilham do sonho de ter a tão desejada casa própria e buscam por um financiamento imobiliário como forma de conquistá-la. E é nesse momento que uma dúvida costuma surgir àqueles que atuam como Microempreendedores Individuais (MEI): É possível obter crédito imobiliário sendo MEI?
Essa também é a sua dúvida? Então continue a leitura deste artigo até o final, pois além de te esclarecer se é possível obter financiamento imobiliário como MEI, ainda vamos te dar algumas dicas de como fazê-lo.
O que é o crédito imobiliário?
Como o próprio nome diz, o crédito imobiliário, ou financiamento imobiliário, trata-se de um crédito concedido por instituições financeiras àqueles que desejam adquirir um imóvel novo ou usado, ou ainda, realizar a reforma de um imóvel, seja residencial ou comercial.
O MEI pode obter financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é destinado a pessoas físicas, portanto, àqueles que possuem CNPJ, como é o caso do MEI, não podem obter crédito imobiliário.
Por outro lado, o proprietário do MEI, ou seja, a pessoa física responsável pelo MEI poderá sim obter o financiamento, assim como um autônomo, um assalariado ou o dono de uma pequena empresa.
Como é possível conseguir crédito imobiliário sendo MEI?
Assim como os demais casos que citamos anteriormente, para que a pessoa física responsável pelo MEI consiga obter o crédito imobiliário ela precisará da comprovação de renda, e esse costuma ser o principal desafio encontrado pelo Microempreendedor Individual que está na busca pela casa própria através do financiamento.
Por isso, se esse também é o seu caso, temos algumas dicas para te dar para que você tenha o seu financiamento imobiliário aprovado.
Declaração de renda
Primeiramente devemos entender que a principal forma de comprovação de renda que poderá ser usada pela pessoa física responsável pelo MEI que busca por um financiamento, é a declaração de renda.
Mas atenção, as instituições bancárias só aceitam as declarações de renda dentro do prazo, ou seja, dentre os meses de março e abril. Portanto, se desejar conseguir um financiamento, mas perder o prazo, você deverá aguardar pelo período de declaração do ano seguinte. Vamos supor que você esteja lendo esse artigo no mês em foi publicado, outubro de 2021, neste caso, se deseja obter o crédito imobiliário você só poderá fazer a declaração no ano seguinte, entre março e abril de 2022.
Existem outras formas que o MEI pode comprovar renda?
Dica importante para o MEI que deseja obter o financiamento imobiliário, mas perdeu o prazo da declaração de renda e não quer aguardar até o ano seguinte. Atualmente algumas instituições bancárias têm aceito outras formas de comprovação de renda do MEI, como uma Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), onde um contador fará a declaração da renda deste Microempreendedor Individual.
Além da Decore, alguns bancos também têm aceito a própria movimentação bancária da pessoa física como forma de comprovação de renda para obtenção do crédito imobiliário.
Portanto, se você MEI, que tem sua conta física devidamente separada da conta jurídica, e movimenta nela uma quantia de dinheiro regularmente, alguns bancos podem considerar essa movimentação média, entre seis a doze meses, como uma comprovação de renda para você obter financiamento.
A nossa dica é que você consulte várias opções de instituições antes de solicitar o financiamento, para que você possa analisar qual melhor se encaixa na sua situação.
Como comprovar renda superior a um salário mínimo permitido ao MEI?
Atualmente a renda tributada do MEI é de apenas um salário mínimo, mas o financiamento de alguns imóveis podem exigir comprovação de renda superior a esse valor. Como agir nesse caso?
Através do apoio de um contador você poderá fazer a distribuição de lucro, que levará em conta o seu faturamento, analisar suas despesas e definir a sobra efetiva de lucro contábil que poderá ser ou não distribuída.
Desta forma, o contador poderá declarar que o rendimento do MEI é de um salário mínimo como renda tributável, e mais o valor da distribuição de lucro.
Novamente é importante que você consulte diferentes opções de instituições financeiras, pois algumas delas não estão aceitando o lucro como comprovação de renda para o MEI.
Agora que você MEI, já sabe como é possível obter crédito imobiliário como pessoa física, pesquise as instituições financeiras que melhor se adequa ao seu caso e entre em contato conosco para que possamos te orientar na comprovação da sua renda, para que você tenha o financiamento aprovado e realize o sonho da casa própria!
Pingback: Abri meu MEI, e agora? Entenda as obrigações e cuidados necessários | Caetano Contabilidade