Consumidores: 3 perfis diferentes
O que seria de uma empresa sem seus clientes? Já parou para se perguntar? O cliente é, sempre foi e sempre será a peça fundamental para uma empresa ir para frente. Um negócio pode ter um ótimo gerente, funcionários excelentes, produtos de primeira, mas se não tiver cliente, ele simplesmente não funciona. Sem o consumidor, nada acontece.
Pelo fato do cliente ter uma grande importância para seu negócio, resolvemos mostrar os tipos de clientes que existem e como cada um deles pode impactar de alguma forma na sua empresa. Por isso, neste artigo, catalogamos os consumidores em 3 perfis diferentes.
Consumidor Comprador
Começamos a falar do consumidor comprador. Este tipo de consumidor, é aquele que conheceu sua marca através de um anúncio ou até mesmo por uma indicação, foi até sua empresa e comprou o produto. Apenas isso. Este consumidor não volta mais na sua empresa ou aparece de vez em quando, num espaço de tempo bem grande entre uma compra e outra.
O consumidor comprador simplesmente entrou na sua loja por descobrir que lá havia algo que ele queria muito, porém não tem interesse em continuar comprando. Ou seja, ele foi consumidor do seu produto por uma ou duas vezes, por exemplo. Sendo assim, na maioria das vezes, esse consumidor normalmente compra em uma loja da sua concorrência.
Consumidor Cliente
Este tipo de consumidor é considerado bem mais fiel ao anterior, por isso já o chamamos de cliente. O cliente é mais frequentador do seu estabelecimento, compra seus produtos com mais facilidade, acompanha seu trabalho e suas divulgações nas redes. Enfim, está sempre conectado com o que diz respeito a sua empresa.
Consumidor Cliente é fiel a sua marca e ao serviço que você presta. Pode até ser que de vez em quando ele compre em outro local, mas continua fiel ao que sua empresa disponibiliza para ele comprar.
Consumidor Fã
Por fim, falamos do consumidor fã. Este, além de ser seu cliente fiel, ele é fã da sua marca. Por isso ele acaba divulgando seu serviço, seus produtos, sempre enaltecendo a qualidade que você oferece.
O fã é o divulgador da sua marca, seu cliente fiel e entusiasta. Mostra que usa seus produtos e o quanto comprar da sua empresa vale a pena. Ele é simplesmente dedicado a sua empresa.
Qual é o melhor perfil de consumidor?
Tendo revelado aqui quais são os 3 tipos de consumidores que existem, qual seria o melhor perfil para se ter? Claro que todos os perfis têm sua importância. Até porque, antes mesmo do consumidor fã virar fã, ele passou pelos estágios de comprador e cliente. Mas, convenhamos, quanto mais fã sua empresa tiver, mais benefícios te trará, não é mesmo?
O importante é você entender a diferença entre os consumidores e fazer o possível para que os que ainda são apenas compradores e clientes, virem também um fã de carteirinha dos seus produtos e serviços. Este é o desafio!
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