Vender nos principais marketplaces pode ser uma excelente oportunidade para quem sonha em faturar na internet e trabalhar no conforto da própria casa.
Os marketplaces podem ajudar você a ser um vendedor de sucesso, sem que você precise investir na construção de um site próprio ou alocar recursos significativos em campanhas de marketing.
Na prática, basta ter bons produtos, oferecer preços competitivos e expor seus produtos nas maiores vitrines da internet.
Deseja saber mais e conferir tudo o que você precisa para começar a vender nos principais marketplaces? Se a sua resposta foi “Sim”, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
O que são marketplaces
Os marketplaces funcionam como uma espécie de shopping virtual que reúnem vários lojistas e conseguem atrair um grande número de visitantes e potenciais compradores todos os dias, ou melhor, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de maneira ininterrupta.
Além da grande visibilidade, essas plataformas contam com a confiança dos consumidores e permitem que o empreendedor venda com economia, já que o anunciante paga apenas uma comissão com base nas suas vendas e não precisa ter as mesmas despesas que uma loja física ou um site próprio requisitam.
Atualmente, existem muitos marketplaces na internet, sendo alguns dos mais conhecidos:
- Mercado Livre;
- Shopee;
- Amazon;
- Magalu;
- Americanas Marketplace;
- Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra);
- Netshoes;
- Madeira;
- Centauro.
Na prática, com tantas opções no mercado, você pode escolher anunciar seus produtos naqueles que oferecem as melhores taxas e condições ou até mesmo em todos eles, potencializando as suas chances de venda e o seu faturamento.
Vantagens de vender nos principais marketplaces
Não restam dúvidas, os marketplaces podem oferecer uma série de vantagens aos empreendedores e anunciantes parceiros.
Sabendo disso, vamos apresentar na sequência, 4 vantagens que você vai encontrar ao vender nos principais marketplaces.
1.Infraestrutura completa
Se você pretende vender na internet, mas não pensa ou não pode investir na construção da estrutura que esse tipo de negócio precisa, como:
- Construção de sites;
- Investimento pesado em marketing;
- Manutenção de servidores;
- Estrutura logística para entregas;
- Dentre outros itens.
Não tenha dúvidas, os marketplaces são a opção ideal, pois toda essa estrutura fica por conta deles.
2.Maior visibilidade
Para que uma loja consiga alcançar o sucesso e um volume de vendas significativo na internet, é preciso tempo e investimento pesado em estratégias e ações de marketing.
Leia também: Preciso declarar vendas no Mercado Livre?
No entanto, quem opta por um marketplace também não precisa se preocupar com isso, pois pode contar com a grande visibilidade e credibilidade que os shoppings virtuais já possuem.
3.Crescimento do ROI
Os marketplaces são canais de venda que exigem baixo investimento, e com isso, permitem que os lojistas parceiros aumentem o seu ROI (retorno sobre o investimento) e margem de lucro.
Você pode começar a anunciar e vender em marketplaces da sua própria casa, sem contratar funcionários e alugar uma sala comercial, ou seja, com custos extremamente reduzidos.
4.Logística facilitada
Um dos grandes desafios dos lojistas que vendem na internet, é fazer com que os produtos cheguem nas condições desejadas e dentro do prazo até os clientes.
Sabendo disso, a maior parte dos marketplaces assume a responsabilidade pela logística necessária para que os produtos cheguem até os clientes. Sendo assim, você só vai precisar encontrar bons fornecedores, anunciar e vender.
Veja também: DIMP e o cruzamento de informações financeiras nos negócios digitais
Como vender em um marketplace [Passo a Passo]
Vender nos principais marketplaces da internet pode ser mais fácil do que você imagina e para ajudar você a colocar os seus planos em prática, elaboramos um passo a passo completo.
Confira com atenção cada instrução que apresentaremos na sequência e comece a caminhar em direção aos seus objetivos hoje mesmo. Só depende de uma decisão sua, e você pode começar com muito pouco.
1.Contrate uma contabilidade especializada
Quando o objetivo é vender nos principais marketplaces, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar os serviços de uma contabilidade especializada em lojas online.
A boa notícia, é que você não vai precisar procurar muito por aí, já que a Caetano Contabilidade conta com especialistas no assunto, estrutura moderna e oferece todo o suporte que você e o seu negócio precisam.
Nosso time de contadores, irá orientar você quanto aos documentos necessários para abertura da sua empresa e também com relação ao regime tributário mais econômico para suas atividades.
Logo na sequência, começamos a cuidar de tudo, incluindo todos os itens que uma empresa precisa e os marketplaces exigem, incluindo:
- CNPJ;
- CNAE compatível;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de Funcionamento.
2.Encontre bons fornecedores
Após iniciar o processo para legalização do seu negócio, você precisará ir atrás de bons fornecedores, seja para montar um estoque próprio ou para trabalhar no dropshipping.
Leia também: Precisa de CNPJ para vender no Mercado Livre e na Shopee?
Bons fornecedores são aqueles que oferecem produtos de qualidade, preços competitivos, oferecem entrega rápida e atendimento pós-venda que resolve.
3.Confira as taxas e escolha os marketplaces
Com a documentação da empresa em mãos e os fornecedores selecionados, é hora de escolher um ou mais marketplaces para anunciar seus produtos.
Nesta etapa, leve em consideração as taxas praticadas por cada plataforma, diferenciais, visibilidade (tráfego de visitas ao site) e serviços logísticos.
4.Faça o cadastro na plataforma
Após escolher o marketplace de sua preferência, acesse o site do mesmo e verifique quais são os documentos necessários e o procedimento para cadastro.
Normalmente, você precisará fornecer alguns documentos e aguardar o prazo de análise, nada que seja muito demorado e burocrático.
Assim que o cadastro for aprovado, você receberá o login e senha para acesso à área administrativa e poderá cadastrar e anunciar seus produtos.
5.Emita as notas fiscais e defina o responsável pelas entregas
Por fim, não se esqueça de emitir notas fiscais para cada venda e definir quem será o responsável pelo processo logístico (entrega dos pedidos), você ou o marketplace parceiro.
Uma dica aqui, é utilizar plataformas especializadas como o eNotas ou o Bling, para facilitar e automatizar o processo de emissão das notas fiscais, caso o marketplace escolhido não ofereça esse tipo de facilidade.
Conte com a Caetano Contabilidade
Agora que você já sabe como vender nos principais marketplaces, conte com a Caetano Contabilidade para abrir o seu CNPJ e regularizar suas vendas.
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