Pensando em abrir uma empresa de serviços de internet (provedor de internet), mas possui algumas dúvidas, e não sabe exatamente por onde começar? Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, a Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em provedores de internet, vai apresentar uma série de informações importantes e o passo a passo para abertura da sua empresa.
Para saber mais e conferir o que a nossa equipe separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
O que faz um provedor de internet?
Um provedor de internet é uma empresa ou organização que fornece acesso à internet para seus clientes. Sua principal função é conectar os usuários à rede mundial de computadores, permitindo que eles acessem informações, serviços online e realizem atividades diversas na internet.
Veja quais são as principais atividades de um provedor de internet:
Conexão à rede: Um provedor de internet estabelece e mantém conexões de rede com provedores de nível superior (backbone) e outros provedores de internet para garantir o acesso dos seus clientes à internet.
Provisionamento de banda larga: O provedor de internet oferece serviços de banda larga, como conexões de fibra óptica, cabo, DSL (Digital Subscriber Line) ou rádio, para fornecer aos clientes acesso rápido e confiável à internet
Fornecimento de endereços IP: Cada dispositivo conectado à internet precisa de um endereço IP único para se comunicar na rede. O provedor de internet atribui endereços IP aos dispositivos dos seus clientes, utilizando protocolos como IPv4 e IPv6.
Oferta de serviços adicionais: Além do acesso à internet, muitos provedores oferecem serviços adicionais, como hospedagem de sites, e-mails, armazenamento na nuvem, segurança cibernética, entre outros.
Suporte técnico: Um provedor de internet oferece suporte técnico aos seus clientes para ajudá-los a resolver problemas de conexão, configurar dispositivos de rede, solucionar problemas de hardware e software, e responder a dúvidas relacionadas ao uso da internet.
Monitoramento e manutenção da rede: O provedor de internet monitora constantemente sua infraestrutura de rede para garantir o bom funcionamento e a disponibilidade dos serviços.
Conformidade regulatória: Provedores de internet devem cumprir uma série de regulamentações governamentais e padrões do setor relacionados à privacidade dos dados, segurança da informação, neutralidade da rede, entre outros aspectos.
Dito isso, podemos afirmar que os provedores de internet possuem um papel muito importante na infraestrutura de comunicação global, conectando indivíduos, empresas e organizações à vasta gama de recursos e serviços disponíveis na internet.
Confira também: Vale a pena comprar carro no CNPJ?
Como montar uma empresa de serviços de internet?
Montar uma empresa de serviços de internet (provedor), é algo que envolve uma série de passos e requer um planejamento muito cuidadoso. Confira as dicas abaixo:
1.Pesquisa de mercado e viabilidade:
Avalie a demanda por serviços de internet na sua região, bem como, a concorrência local e identifique oportunidades de mercado.
Verifique a viabilidade financeira do negócio, considerando os custos de infraestrutura, operacionais e de marketing.
2.Elaboração do plano de negócios:
Desenvolva um plano de negócios detalhado, incluindo análise de mercado, estratégias de marketing, projeções financeiras, estrutura organizacional e plano de implementação.
3.Escolha do modelo de negócios:
Decida sobre o tipo de serviços que você irá oferecer, como acesso à internet residencial, empresarial, por fibra óptica, via rádio, entre outros.
Considere se irá fornecer serviços adicionais, como hospedagem de sites, e-mails ou segurança cibernética.
4.Registro da empresa:
Registre sua empresa conforme a legislação do nosso país, definindo o formato jurídico, o regime tributário e obtendo os documentos necessários junto aos órgãos competentes.
5.Pesquisa e aquisição de infraestrutura:
Identifique os locais para instalação de torres de transmissão ou antenas, caso opte por fornecer acesso via rádio.
Pesquise fornecedores de equipamentos de rede, como roteadores, switches, antenas, cabos de fibra óptica, entre outros.
Adquira os equipamentos necessários para montar sua infraestrutura de rede, levando em consideração a capacidade de banda larga desejada e a cobertura geográfica pretendida.
6.Contratação de pessoal:
Identifique as necessidades de pessoal para operar o provedor de internet, incluindo técnicos de rede, especialistas em suporte técnico, equipe de vendas e atendimento ao cliente, entre outros.
Contrate profissionais qualificados, que possuam habilidades técnicas e capacidade de oferecer um excelente serviço aos clientes.
7.Marketing e divulgação:
Promova seus serviços por meio de estratégias de marketing digital e local, como site, redes sociais, anúncios online, panfletos, entre outros.
Realize eventos de lançamento e participe de feiras e eventos locais para aumentar a visibilidade da sua marca e atrair novos clientes.
8.Suporte técnico e atendimento ao cliente:
Ofereça suporte técnico eficiente e atendimento ao cliente de qualidade para resolver problemas, tirar dúvidas e garantir a satisfação de todos.
Montar uma empresa de serviços de internet pode ser desafiador, mas com planejamento, investimento adequado em infraestrutura e um bom atendimento ao cliente, você pode criar um negócio de sucesso!
Leia também: Posso usar endereço residencial para abrir empresa?
Como abrir CNPJ para empresa de serviços de internet
Após esclarecer uma série de dúvidas importantes e ter acesso a muitas dicas relevantes, é hora de você conferir o passo a passo para registrar a sua empresa e obter o CNPJ.
1.Contrate um escritório de contabilidade
Para abrir uma empresa de serviços de internet, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar um escritório de contabilidade.
O contador ficará responsável por conduzir os trâmites de abertura da sua empresa, bem como, lhe ajudar a pagar o menor volume possível de impostos e a manter suas obrigações em dia com o fisco.
2.Separe os documentos necessários
Na sequência, você precisará separar os documentos necessários para abertura da sua empresa, o que inclui:
RG e CPF;
Comprovante de residência;
Inscrição imobiliária do endereço onde será instalada a empresa;
Contrato social assinado por você e seus sócios (caso possua).
3.Aguarde o registro e legalização da empresa
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura e legalização da empresa, o que inclui:
Registro na Junta Comercial;
Emissão do CNPJ;
Emissão da Inscrição Estadual;
Emissão da Inscrição Municipal;
Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Para saber mais e abrir uma empresa de serviços de internet com o apoio de especialistas, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!