Como abrir um consultório médico? Essa é uma dúvida muito comum entre médicos de todas as partes do país que sonham em montar o próprio consultório.
Sabendo disso, a Caetano Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, explicando passo a passo o que é preciso para abrir um consultório.
Sendo assim, se você sonha em montar um consultório, mas ainda não sabe exatamente por onde começar, saiba que este conteúdo é o lugar certo!
Aqui vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e ajudar você a inaugurar o seu consultório, tirando seus planos do papel.
Como abrir um consultório médico: passo a passo
A maioria dos médicos acreditam que montar um consultório é um grande desafio, que além de custos elevados envolve muita burocracia.
No entanto, com a ajuda do nosso passo a passo, você perceberá de forma simples e descomplicada que tudo não passa de um verdadeiro e grande mito.
1.Escolha a localização adequada
Quando o assunto é como abrir um consultório médico, a escolha da melhor localização é o primeiro passo para o sucesso.
O ideal, é que o consultório fique localizado em um local de fácil acesso, seja através de transporte próprio ou público.
Além disso, é aconselhável que o consultório esteja próximo a outros estabelecimentos de saúde, como clínicas e hospitais.
Análise a sua cidade e veja qual é a região onde existe uma maior concentração de estabelecimentos de saúde e em seguida, procure uma sala comercial para alugar por lá.
Na hora de escolher, leve em consideração o valor do aluguel, o tamanho do espaço e também o custo estimado para realizar pequenas reformas e adaptações.
2.Invista na mobília e nos equipamentos necessários
Após escolher a localização ideal para abrir um consultório médico, faça uma lista e invista nos itens de mobília e equipamentos que você precisará adquirir, incluindo:
- Ar-condicionado;
- Computadores;
- Balcão de recepção;
- Mesas;
- Cadeiras;
- Poltronas;
- Armários;
- Televisão;
- Computador;
- Impressora;
- Telefone;
- Dentre outros itens.
Além dos itens listados acima, você também precisará de itens de decoração e materiais de escritório em geral.
Para garantir economia, antes de ir às compras, vale a pena realizar uma boa pesquisa, realizando cotações com ao menos três fornecedores.
Veja também: Médico pode ser MEI?
3.Contrate uma contabilidade especializada
Para abrir um consultório médico, você também precisará contar com o apoio e assessoria de uma contabilidade, preferencialmente especializada em saúde.
A contabilidade, ficará responsável por fornecer orientações importantes e cuidar de todos os trâmites que envolvem a abertura e legalização de um consultório médico, incluindo:
- Escolha do CNAE;
- Escolha da Natureza Jurídica;
- Definição do Regime Tributário;
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Funcionamento;
- Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina.
Assim que a contabilidade obter toda documentação necessária junto aos órgãos competentes, seu consultório estará apto para entrar em funcionamento.
4.Invista em estratégias de marketing
Abrir um consultório médico requer esforço e dedicação do profissional, mas pode ser extremamente recompensador.
Trabalhando por conta própria, o médico pode conquistar remunerações maiores e melhor qualidade de vida, tendo mais tempo para momentos de lazer e para sua família.
No entanto, para que isso seja possível, é fundamental não apenas montar o consultório, como também, investir em estratégias de marketing e divulgação.
Seu consultório e os seus serviços precisam chegar ao conhecimento do público para que os clientes comecem a surgir.
Para isso, vale a pena investir em anúncios e estratégias de marketing em variados canais, mas sobretudo nas redes sociais.
Apresente os seus serviços e consultório ao público, esclareça dúvidas, torne-se referência em seu segmento de atuação e conquiste clientes.
Quanto custa abrir um consultório médico?
Agora que você já sabe como abrir um consultório médico, pode estar se perguntando sobre os custos para montar um consultório próprio.
Para evitar surpresas e imprevistos, é muito importante montar um planejamento financeiro completo e colocar todos os custos na ponta do lápis.
Existem basicamente dois grupos de custos para quem deseja abrir um consultório médico, são eles:
- Custos com estrutura;
- Custos com legalização.
Os custos com estrutura incluem a locação de uma sala comercial, possíveis reformas, aquisição de mobília e equipamentos de informática.
Neste caso, os custos podem variar bastante, levando em consideração o porte do consultório e o nível de requinte das instalações.
Por sua vez, os custos com legalização são aqueles que estão relacionados com o registro do consultório perante os órgãos competentes.
Aqui, podemos incluir:
- Honorários da contabilidade;
- Aquisição de certificado digital;
- Taxa de registro do consultório na Junta Comercial;
- Taxa de registro do CNPJ médico no CRM.
Para obter um orçamento e descobrir quanto custa para abrir um consultório médico na sua região, entre em contato conosco!
Quais os documentos necessários para abrir um consultório médico?
Para abrir um consultório médico, você precisará reunir alguns documentos básicos que são exigidos durante o processo de legalização e abertura do empreendimento, incluindo:
- RG e CPF;
- Registro no CRM;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel onde será instalado o consultório.
Caso possua algum tipo de dúvida em relação aos documentos, não se preocupe, pois, o nosso time de contadores está preparado para fornecer todas as orientações necessárias.
Conheça a Caetano Contabilidade
Procurando suporte e assessoria contábil especializada para tirar os seus planos do papel e abrir um consultório médico?
Se a sua resposta foi “Sim”, saiba que você pode contar com o time de contadores e os serviços da Caetano Contabilidade!
Somos especialistas em contabilidade para profissionais de saúde, médicos e clínicas.
Ofertamos soluções e serviços completos que para o seu negócio e as suas necessidades, incluindo:
- Abertura de empresa e CNPJ;
- Legalização de clínicas e consultórios;
- Cálculo e apuração de impostos;
- Emissão de guias de impostos e contribuições;
- Escrituração contábil e fiscal;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Admissão, afastamento e rescisão de funcionários;
- Entrega de todas as obrigações exigidas pelo fisco;
- Elaboração do balanço contábil e outros documentos.
Para saber mais sobre os nossos serviços, receber um orçamento e abrir seu consultório sem qualquer complicação, clique aqui e entre em contato conosco!
Pingback: Contabilidade para médicos | Caetano Contabilidade