O que é preciso fazer para abrir CNPJ para representante comercial? Será que essa realmente é uma boa escolha para profissionais da área?
Se você atua ou pretende atuar como representante comercial, mas possui dúvidas relacionadas a abertura de CNPJ, saiba que você chegou ao lugar certo!
A Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em representantes comerciais, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Além de conferir um passo a passo completo para abertura do seu CNPJ, aqui você vai descobrir quais são as principais vantagens que a decisão de abrir uma empresa pode lhe oferecer. Para saber mais, continue conosco até o final deste artigo.
Vale a pena abrir CNPJ para representante comercial?
São muitos os benefícios que um representante comercial pode encontrar ao tomar a decisão de abrir um CNPJ, dentre eles, o acesso a contas bancárias PJ e a permissão para emitir notas fiscais.
No entanto, não restam dúvidas, a economia no pagamento de impostos é o maior e mais relevante benefício que você poderá aproveitar.
Leia também: Qual valor você paga de imposto? Entenda a importância do planejamento tributário
Podemos afirmar isso, pois na prática, enquanto um representante comercial que atua como pessoa física, precisa preencher mensalmente o carnê leão e pagar até 27,50% em imposto de renda, aqueles que possuem um CNPJ, podem pagar seus impostos através do Simples Nacional, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento.
Com uma economia deste tamanho, fica fácil entender porque a abertura de CNPJ para representante comercial é uma excelente escolha, não é mesmo?
Qual o CNAE para representante comercial?
Quando o assunto é como abrir CNPJ para representante comercial, a escolha do CNAE (código de atividade) correto, é muito importante, seja para fins do recolhimento de impostos, mas também, para que o empreendedor atue em dia com o fisco.
Dentre as possibilidades em CNAE para representante comercial, podemos destacar:
- 4612-5/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de combustíveis, minerais, produtos siderúrgicos e químicos;
- 4618-4/01 – Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria;
- 4618-4/02 – Representantes comerciais e agentes do comércio de instrumentos e materiais odonto médico hospitalares;
- 4618-4/03 – Representantes comerciais e agentes do comércio de jornais, revistas e outras publicações;
- 4618-4/99 – Outros representantes comerciais e agentes do comércio especializado em produtos não especificados anteriormente;
- 4512-9/01 – Representantes comerciais e agentes do comércio de veículos automotores.
Converse com o nosso time de contadores especializados em representação comercial e descubra qual é o CNAE mais indicado para o seu tipo de atividade.
Representante comercial pode ser MEI?
Outra dúvida muito comum, quando o assunto é como abrir CNPJ para representante comercial, é a que diz respeito ao MEI (Microempreendedor Individual).
Muitos representantes comerciais pensam em iniciar sua carreira como MEI, ou seja, na condição de microempreendedores. No entanto, precisamos alertar que representantes comerciais não podem ser MEI.
Isso acontece, pois, os representantes comerciais são considerados profissionais liberais, cuja atividade é regulamentada por lei e fiscalizada pelo CORE – Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado.
Atividades regulamentadas por lei e fiscalizadas por conselhos de classe profissional, não são parte do rol de ocupações permitidas para os microempreendedores individuais.
Confira também: Posso usar endereço residencial para abrir empresa?
Como abrir CNPJ para representante comercial [Passo a Passo]
Conhecidas as vantagens do CNPJ e esclarecidas algumas dúvidas importantes sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo completo, o que é preciso para abrir o seu CNPJ de representação comercial.
1.Contratação de uma contabilidade especializada
Quando o objetivo é abrir CNPJ para representante comercial, o primeiro passo é a contratação de uma contabilidade especializada neste tipo de atividade.
O contador esclarecerá suas dúvidas, ficará responsável por cuidar dos trâmites para abertura da sua empresa, e mais do que isso, poderá ajudar você a pagar menos impostos, como também, a manter todas as suas obrigações em dia com o fisco.
O profissional de contabilidade é um dos maiores aliados do empreendedor, e, portanto, se você ainda não possui um contador, entre em contato conosco!
2.Definição do regime tributário e tipo de empresa
Dando sequência ao passo a passo para abrir CNPJ para representante comercial, é hora de definir o melhor regime tributário e a natureza jurídica ideal para as atividades da sua empresa.
Quanto ao regime tributário, faremos uma análise detalhada da sua realidade, e indicaremos uma das seguintes opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, quando a natureza jurídica (tipo de empresa), temos as seguintes opções:
- Empresário Individual (EI);
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
- Sociedade Empresária Limitada (LTDA);
- Sociedade Simples (S/S).
Não se preocupe, também vamos indicar a melhor opção para os seus objetivos e realidade de negócios.
3.Separação dos documentos necessários
Nesta etapa, você precisará separar alguns documentos, para que a partir deles, possamos abrir o seu CNPJ de representação comercial.
Via de regra, a lista de documentos é a seguinte:
- RG e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência atualizado;
- Carnê IPTU do endereço que será utilizado no seu CNPJ.
Se surgir alguma dúvida com a documentação em questão ou for necessário algum item adicional, não se preocupe, o nosso time de contadores estará preparado para orientar você.
4.Abertura do CNPJ para representante comercial
Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto o nosso time cuida da abertura do seu CNPJ e emissão dos demais documentos, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.
Com tudo pronto, você poderá desenvolver suas atividades como PJ e aproveitar todos os benefícios da sua decisão.
Além da abertura do CNPJ, importante destacar que o representante comercial, estará obrigado a providenciar o registro da empresa junto ao CORE (Conselho Regional dos Representantes Comerciais) de seu estado de atuação, sob pena de penalidade por exercício irregular da profissão.
Confira também: Posso abrir uma empresa sendo CLT?
Importância da contabilidade para representante comercial
A contabilidade para representante comercial tem um papel fundamental para a sua regularidade fiscal e também para a lucratividade do seu negócio.
Com um bom contador ao seu lado, você pode pagar menos impostos, cumpre todas as suas obrigações em dia e evita a cobrança de juros e multas por parte do fisco.
Pensando em abrir CNPJ para representante comercial, mas ainda não contratou uma contabilidade especializada para lhe ajudar?
Clique no botão abaixo e fale com um dos nossos especialistas.