Como abrir CNPJ para psicólogo? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais da área que desejam formalizar suas atividades e ter acesso a todos os benefícios que um CNPJ pode oferecer.
Sabendo disso, o time de especialistas da Caetano Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo para esclarecer todas as suas dúvidas. Aqui, além de conferir o que é preciso para abrir um CNPJ, você vai conferir os benefícios desta decisão e outros pontos importantes sobre o tema.
Para saber mais, continue conosco até o final do artigo, ou clique no botão do WhatsApp que está no rodapé da página, para falar com um dos nossos especialistas.
Quais os benefícios do CNPJ para psicólogos?
O CNPJ pode trazer diversos benefícios para psicólogos que desejam formalizar suas atividades, dentre os quais, podemos destacar:
- Legalização do negócio: O CNPJ é o registro que comprova a legalidade da empresa ou do profissional autônomo. Ter um CNPJ pode dar mais segurança jurídica para o psicólogo empreendedor.
- Possibilidade de emitir notas fiscais: Com o CNPJ, o psicólogo pode emitir notas fiscais para seus clientes, o que pode ser vantajoso tanto para o profissional quanto para o cliente.
- Acesso a linhas de crédito: Algumas instituições financeiras podem oferecer linhas de crédito específicas para empresas com CNPJ, o que pode ser útil para o psicólogo investir em seu negócio.
- Facilidade para participar de licitações: Empresas com CNPJ podem participar de processos licitatórios, o que pode ser vantajoso para psicólogos que desejam prestar serviços para órgãos públicos.
- Menos impostos: Como PJ, você pode pagar menos impostos, e com isso, aumentar os seus rendimentos líquidos mensais.
São esses e outros benefícios que estão contribuindo para que um número cada vez maior de psicólogos tome a decisão de abrir um CNPJ.
Psicólogo pode ser MEI?
Quando o objetivo é abrir CNPJ para psicólogo, uma das dúvidas mais frequentes é a que diz respeito ao MEI – Microempreendedor Individual.
“Afinal, psicólogos podem ser MEI?”
Se você chegou até aqui com esse tipo de dúvida, saiba que não, infelizmente os psicólogos não podem ser MEI. Isso acontece, pois, a psicologia não está presente no rol de atividades permitidas para os microempreendedores individuais.
No entanto, isso não deve ser motivo para preocupação ou desânimo, já que existem outros tipos de empresa disponíveis para psicólogos que sonham em abrir um CNPJ, conforme veremos no próximo tópico.
Confira também: Psicólogo pode ser Simples Nacional?
Tipos de CNPJ para psicólogos
Um psicólogo que deseja atuar como PJ, pode escolher uma das seguintes alternativas de formalização:
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Alternativa para psicólogos que desejam abrir um CNPJ individual, ou seja, sem sócios, e assim, não precisar dividir os lucros e resultados do negócio.
- LTDA – Sociedade Empresária Limitada: Opção para psicólogos que desejam abrir um CNPJ em sociedade, seja com outros psicólogos ou não. Essa opção é muito utilizada na montagem e legalização de clínicas.
- S/S – Sociedade Simples: Alternativa para psicólogos que desejam se unir em sociedade para prestar seus serviços.
Em meio a tantas possibilidades, não se preocupe, você receberá a orientação e assessoria do nosso time de especialistas, para escolher aquela que se mostre mais interessante para sua realidade.
Quanto o psicólogo PJ paga de imposto?
O valor que um psicólogo paga de imposto depende de uma série de fatores, incluindo o seu volume de faturamento, município de faturamento e regime tributário adotado. Dentre as opções, podemos destacar:
- Simples Nacional: Psicólogos que abrem um CNPJ neste regime, recolhem seus impostos em guia única mensal, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento.
- Lucro Presumido: No Lucro Presumido, os psicólogos precisam arcar com uma carga tributária que gira em torno de 13,33% a 16,33% sobre o seu faturamento mensal.
A boa notícia, é que em ambos os casos é possível economizar, já que na pessoa física a alíquota de contribuição mensal é muito maior, podendo chegar a 27,50% sobre o faturamento do profissional.
Abrir CNPJ para psicólogo pode representar uma importante economia de impostos, entre em contato conosco e receba a orientação do nosso time de especialistas.
Como abrir CNPJ para psicólogo
Abrir CNPJ para psicólogo pode ser muito mais fácil do que você imagina, principalmente com o apoio e orientação de uma contabilidade especializada.
Para esclarecer suas dúvidas e ajudar você a entender como funciona o processo, preparamos o passo a passo abaixo:
1.Contrate uma contabilidade para psicólogos: Quando o objetivo é abrir um CNPJ, a primeira coisa que o psicólogo precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada e preparada para esclarecer todas as suas dúvidas.
O contador, será o responsável por cuidar dos trâmites de legalização da empresa, bem como, por lhe ajudar a pagar menos impostos e a manter todas as suas obrigações em dia com o fisco.
2.Separe os documentos necessários: Na sequência, você vai precisar separar a documentação necessária para abertura do seu CNPJ, incluindo:
- RG e CPF ou CNH na validade;
- Comprovante de residência atualizado;
- Registro no CRP – Conselho Regional de Psicologia;
- Carnê IPTU do endereço comercial da futura empresa.
Aqui vale destacar que na maior parte dos municípios, você pode utilizar o seu endereço residencial como endereço da empresa ou então, fazer uso de uma sede virtual (entre em contato conosco para saber mais).
3.Aguarde a abertura e legalização do CNPJ: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto o nosso time de contadores cuida do processo de abertura e legalização do seu CNPJ, o que inclui:
- Registro da empresa na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ na Receita Federal;
- Emissão da Inscrição Municipal na Prefeitura;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento na Prefeitura.
Não se preocupe, com a condução de especialistas o processo é rápido e tudo será resolvido dentro de poucos dias.
Deseja saber mais, abrir o seu CNPJ sem burocracia e garantir todos os benefícios dessa decisão?
Clique no botão abaixo e fale com um dos nossos especialistas.
Pingback: É melhor ser psicólogo PF ou PJ? | Caetano Contabilidade