Como abrir CNPJ para dentista? Será que vale a pena? Esse é um assunto que merece nossa atenção especial, afinal, são muitas as dúvidas relacionadas ao tema.
Neste conteúdo, a Caetano Contabilidade, sua assessoria contábil para dentistas vai explorar os seguintes itens:
- Vale a pena abrir CNPJ para dentista?
- Qual o CNAE para dentista?
- Dentista pode ser MEI?
- Como abrir CNPJ para dentista?
Para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema e tomar as melhores decisões para a sua carreira profissional, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Vale a pena abrir CNPJ para dentista?
Antes mesmo de detalhar o passo a passo para abrir CNPJ para dentista, precisamos apresentar os principais benefícios desta decisão. Assim, você não perde tempo e pode avaliar se continua a leitura.
1.Economia no pagamento de impostos: Um dos maiores benefícios associados a abertura de CNPJ para dentistas é a economia com impostos.
Profissionais que atuam como pessoa física, são obrigados a preencher mensalmente o carnê leão e recolher até 27,50% ao mês a título de imposto de renda.
Leia também: Imposto de renda para dentistas
Por sua vez, aqueles que tomam a decisão assertiva de abrir um CNPJ, podem pagar seus impostos através do Simples Nacional, com alíquota a partir de 6% ao mês.
2.Acesso a conta bancária para pessoas jurídicas: Outro benefício muito importante associado à abertura de CNPJ para dentistas, é o acesso aos serviços bancários para pessoas jurídicas, como:
- Permissão para emissão de boletos;
- Acesso a máquina para vendas nos cartões;
- Acesso a crédito para investir no consultório;
- Liberação de linha de crédito para capital de giro.
3.Permissão para emitir notas fiscais: Por fim, vale destacar também, que com um CNPJ o dentista pode emitir notas fiscais, e com isso, encontrar mais oportunidades de trabalho.
Muitas clínicas de odontologia, preferem contratar profissionais PJ ao invés de optar pelo modelo CLT que se mostra menos flexível para ambas as partes.
Diante de todos os benefícios listados até aqui, não tenha dúvidas, abrir CNPJ para dentista é uma excelente opção.
Qual o CNAE para dentista?
De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para dentista é o 8630-5/04 Atividade odontológica.
Este CNAE inclui o exercício da odontologia e o atendimento em diferentes estabelecimentos, incluindo:
- Ambulatório odontológicos;
- Clínicas odontológicas;
- Consultórios dentários;
- Consultórios odontológicos;
- Pronto socorro odontológico;
- Unidades móveis para consulta odontológica.
A escolha do CNAE correto e compatível com suas atividades ao abrir um CNPJ, é fundamental para evitar problemas com o fisco.
Dentista pode ser MEI?
Antes do passo a passo para abrir CNPJ para dentista, é preciso esclarecer mais uma dúvida que é muito importante: “Dentista pode ser MEI?”
Respondendo a esse tipo de dúvida de forma bastante objetiva, podemos afirmar que dentistas não podem ser MEI. Isso acontece, pois, suas atividades não fazem parte da lista de ocupações permitidas aos microempreendedores individuais.
Via de regra, toda atividade desenvolvida por profissionais liberais, ou seja, aqueles com profissão regulamentada por lei, não estão autorizadas no MEI.
Por outro lado, a boa notícia é que existem outros tipos de empresa, e, portanto, a vedação no MEI, não será um impeditivo para que você consiga conquistar todos os benefícios que um CNPJ pode oferecer.
Como abrir CNPJ para dentista [Passo a Passo]
Após um apanhado geral de dúvidas e respostas relacionadas ao tema, é hora de finalmente conferir em um passo a passo, como abrir CNPJ para dentista.
Para facilitar o seu entendimento e comprovar que abrir um CNPJ pode ser muito mais fácil do que você imagina, separamos nosso passo a passo em 4 etapas. Confira!
1.Contratação de uma contabilidade especializada
Quando o objetivo é abrir CNPJ para dentistas e aproveitar benefícios como a economia de impostos, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada.
Aqui na Caetano Contabilidade, por exemplo, nós podemos:
- Cuidar de todos os trâmites para abertura do seu CNPJ;
- Cuidar das obrigações pós-abertura da sua empresa;
- Ajudar você a pagar o menor volume possível de impostos.
É hora de começar a economizar e fazer das suas atividades, um negócio mais lucrativo! Conte conosco!
2.Definição do regime tributário e tipo de empresa
Na segunda etapa do nosso passo a passo, vamos ajudar você a escolher o regime tributário mais econômico para a sua realidade e a natureza jurídica que melhor atenda os seus objetivos.
Quanto ao regime tributário, indicaremos uma das seguintes opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, quando a natureza jurídica (tipo de empresa), a depender da sua realidade, vamos indicar uma das seguintes alternativas:
- Empresário Individual (EI);
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
- Sociedade Empresária Limitada (LTDA);
- Sociedade Simples (S/S).
Não se preocupe com a parte burocrática, quando o assunto é como abrir CNPJ para dentista, você pode contar com o nosso apoio!
3.Separação dos documentos necessários
Dando sequência ao passo a passo para abrir CNPJ para dentista, será preciso separar alguns documentos, incluindo:
- RG e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência atualizado;
- Carnê IPTU do endereço que será utilizado no seu CNPJ;
- Registro no CRO – Conselho Regional de Odontologia.
Se surgir alguma dúvida com relação aos documentos listados ou for necessário algum item adicional, vamos orientar você.
4.Abertura do CNPJ para dentista
Para finalizar, o nosso time de contadores cuidará dos trâmites para abertura do seu CNPJ, como também, para emissão dos demais documentos, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.
Assim que toda documentação estiver em ordem, você poderá atuar como dentista PJ e aproveitar todos os benefícios dessa importante decisão.
Viu só como é fácil abrir CNPJ para dentista? Sendo assim, não perca mais tempo, clique no botão abaixo e entre em contato conosco!
A Caetano Contabilidade é especializada na área de saúde, conta com estrutura completa e atende profissionais de várias partes do país.
Pingback: Dentista precisa emitir nota fiscal? | Caetano Contabilidade
Pingback: Como um dentista pode pagar menos imposto | Caetano Contabilidade
Pingback: Para abrir um consultório odontológico precisa de CNPJ? | Caetano Contabilidade