Prestar serviço para terceiros ou ter sua própria clínica? Essas duas situações trazem diferentes exigências no processo de abertura de empresa médica, o que muitas vezes pode gerar dúvidas ao profissional médico(a).
Por isso, trouxemos esse conteúdo sobre abertura de empresa médica para esclarecer a você doutor(a) sobre cada uma dessas situações e como você deve prosseguir para abrir sua empresa.
Diferentes tipos de abertura de empresa médica
Antes de iniciar o processo de abertura da sua empresa médica é importante estar claro com seu objetivo. Você doutor(a) pretende prestar serviços médicos para terceiros ou atender em sua própria clínica?
O processo de abertura de empresa para o profissional médico que pretende prestar serviços para terceiros é mais simplificado, enquanto o profissional que irá prestar serviços em clínica própria terá um pouco mais de exigências a cumprir.
Vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas situações:
Profissional médico que irá prestar serviço a terceiros:
Este é o caso de médicos(as) que pretendem prestar serviços em hospitais públicos ou privados de terceiros, ou seja, fisicamente o serviço médico será executado na sede de outra empresa.
Nesta situação a abertura da empresa médica se torna muito mais simples, os primeiros passos aqui serão a obtenção do CNPJ e obtenção do registro na Junta Comercial.
Aqui é importante que você doutor(a) procure o auxílio de uma contabilidade especializada em profissionais da saúde para te orientar na definição do melhor tipo jurídico para o seu caso.
Os demais processos da abertura da empresa médica, como licença da vigilância sanitária (Anvisa), a escolha do CNAE e o alvará da prefeitura, também são mais simplificados para o profissional que irá prestar serviços a terceiros.
Profissional médico que irá atuar em sua própria clínica:
Os profissionais médicos que desejam ter seu próprio espaço para realizar atendimentos, deverão seguir os mesmo passos, obtenção do CNPJ e do registro na Junta Comercial, escolha do tipo jurídico adequado, licença da vigilância sanitária (Anvisa), a escolha do CNAE e o alvará da prefeitura.
Mas neste caso, você doutor(a) precisa ter uma atenção especial ao seu espaço físico, visto que a adequação do mesmo é fundamental para a obtenção dessas licenças.
É importante o apoio de uma contabilidade especializada para te ajudar a definir se o imóvel escolhido é apto a atender as exigências das licenças ambientais, ou quais as adequações serão necessárias no seu espaço físico e, portanto, qual será o investimento inicial.
Esse passo poderá ser feito antes mesmo de iniciar o processo de abertura do CNPJ, para assim evitar prejuízos com gastos desnecessários.
Quer saber mais sobre a contabilidade especializada e abrir sua empresa médica? Entre em contato agora mesmo, teremos um enorme prazer em ajudar.
Pingback: Quanto um médico plantonista paga de imposto? | Caetano Contabilidade
Pingback: Médico pode ter empresa individual? | Caetano Contabilidade
Pingback: Qual o melhor tipo de empresa para médicos? | Caetano Contabilidade
Pingback: Médico: Motivos para terceirizar sua gestão financeira | Caetano Contabilidade
Pingback: Médico precisa abrir CNPJ? | Caetano Contabilidade