Pular para o conteúdo

A importância da contabilidade especializada em restaurantes

O apoio de uma contabilidade especializada em restaurantes é fundamental para estabelecimentos que desejam manter todas as obrigações em dia e economizar no pagamento de impostos.

 

Partindo desse princípio, se você possui ou pretende abrir uma restaurante, mas ainda não considerou a contratação de uma contabilidade especializada, queremos convidar você para continuar conosco e acompanhar esse artigo até o final.

Vamos listar alguns pontos que comprovam a importância de contar com o suporte de um serviço contábil voltado para o seu segmento de negócio. Vale a pena conferir!

Abertura e legalização de empresas

Uma contabilidade especializada em restaurantes, conhece todos os trâmites e caminhos para abertura e legalização de estabelecimentos do gênero alimentício.

 

 Na prática, isso significa que você pode legalizar o seu estabelecimento de forma mais econômica e no menor espaço de tempo possível.

O processo de regularização e abertura de restaurantes, possui algumas particularidades, como por exemplo, a necessidade de obter um AVCB do Corpo de Bombeiros e de ter uma Licença de Funcionamento expedida pela Vigilância Sanitária.

Veja também: Como montar um restaurante de sucesso

Cálculo de impostos e emissão de guias

Outro aspecto muito importante do trabalho de uma contabilidade especializada em restaurantes, diz respeito ao cálculo de impostos e emissão de guias.

 

 Na prática, todo contador sabe como calcular impostos e emitir guias, mas apenas um contador especialista sabe como empregar técnicas de planejamento tributário para que seus clientes paguem o menor volume possível de impostos.

 No caso dos restaurantes, por exemplo, temos a Lei 10.833/2003 que assegura a tributação monofásica de PIS e COFINS sobre uma série de produtos, incluindo:

  • Água mineral, natural ou artificial, e as águas gaseificadas;

  • Águas, incluindo as águas minerais e as águas gaseificadas, adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes ou aromatizadas e outras bebidas não alcoólicas;

  • Cervejas de malte;

  • Preparações utilizadas para elaboração de bebidas.

Na tributação monofásica de PIS/COFINS, o fornecedor é o responsável por recolher o montante total dos referidos impostos, enquanto que o comerciante fica dispensado destes tributos.

Em outras palavras, isso significa que com o suporte de um contador que saiba aproveitar essa particularidade, o seu restaurante pode obter uma importante economia de impostos.

Cálculo de pró-labore e folha de pagamento

Uma contabilidade especializada em restaurantes, também pode fornecer serviços suporte para o cálculo de pró-labore e folha de pagamento.

 

No caso da folha de pagamento, por exemplo, a realização dos cálculos por um contador especializado, vai garantir que você pague corretamente as verbas salariais e os encargos sobre a folha de pagamento, evitando problemas com a justiça trabalhista.

Uma particularidade dos restaurantes que o contador especialista conhece e sabe como legalizar é a contratação de profissionais em regime de trabalho intermitente.

As principais características do contrato de trabalho intermitente são:

  • Natureza não contínua: O trabalho intermitente envolve a realização de tarefas ou serviços de forma descontínua, ou seja, em períodos alternados, sendo o profissional convocado pelo empregador conforme a necessidade do serviço.

  • Convocação formal: O empregador deve convocar o trabalhador com pelo menos três dias de antecedência, informando a data, horário e local de trabalho. O trabalhador tem o direito de aceitar ou recusar a convocação, sem que isso implique em penalidades.

  • Remuneração por hora trabalhada: O trabalhador intermitente recebe remuneração por hora efetivamente trabalhada, de acordo com o valor do salário mínimo ou do piso salarial da categoria.

  • Direitos trabalhistas garantidos: Apesar da natureza intermitente, o trabalhador tem direito a alguns benefícios e garantias trabalhistas, como seguro-desemprego, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), previdência social e proteção contra acidentes de trabalho.

Na prática, por um lado, essa modalidade garante economia e flexibilidade ao restaurante, que pode aumentar ou reduzir a sua equipe de acordo com a demanda de cada período do ano ou dia da semana.

Por outro lado, os funcionários contam com todos os benefícios trabalhistas garantidos, e podem organizar a agenda para prestar serviços a mais de um estabelecimento.

Leia também: Como montar um cardápio de restaurante?

Elaboração do balanço contábil e outros documentos

Com o apoio de uma contabilidade especializada em restaurantes, o proprietário do estabelecimento também terá acesso a balanços contábeis detalhados e com dados precisos, bem como outros relatórios e documentos importantes.

 

O balanço contábil e os demais documentos que podem ser fornecidos por um contador especialista, são fundamentais para a tomada de decisões assertivas e o crescimento dos negócios.

Com um balanço contábil fácil de entender e bem organizado, o empresário pode ter acesso a informações como:

  • Lucro líquido do restaurante;

  • Volume de despesas no período;

  • Volume de receitas no período;

  • Investimentos realizados no período;

  • Total de despesas por categoria;

  • Dentre outros itens importantes.

Se você já está sendo atendido por um escritório de contabilidade, mas não entende nada do balanço contábil enviado pelo seu atual contador. Entre em contato conosco para mudar esse panorama e ter acesso a mais informações sobre o seu negócio.

Veja também: Como precificar itens no cardápio do restaurante

Entrega de obrigações acessórias exigidas pelo fisco

Assim como acontece em qualquer outra empresa, os restaurantes possuem uma série de obrigações para apresentar ao fisco. 

 

Diante disso, contar com o apoio de uma contabilidade especializada, é ter a certeza de manter todas as obrigações em dia e evitar dor de cabeça, incluindo multas e outras penalidades.

São exemplos de obrigações acessórias obrigatórias para restaurantes:

  • EFD ICMS/IPI – Escrituração Fiscal Digital (ICMS/IPI);

  • EFD REINF – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais;

  • SEFIP/GFIP – Sistema Empresa de Reconhecimento do FGTS e Informações à Previdência Social;

  • eSocial – Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas;

  • Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF);

  • Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF).

Registro de admissão, afastamento e demissão de funcionários

Por fim, a contabilidade especializada em restaurantes também pode fornecer serviços relacionados ao registro de admissão, afastamento e demissão de funcionários, enviando todas as informações ao eSocial, conforme determina a legislação em vigor.

 

O registro das movimentações trabalhistas é fundamental para que o estabelecimento evite problemas com a justiça trabalhista e o Ministério do Trabalho, incluindo multas e outras penalidades.

Contabilidade especializada em restaurantes

Procurando uma contabilidade especializada em restaurantes? Conte com a Caetano Contabilidade. Atendemos estabelecimentos de todas as partes do país!

 

Além de fornecer serviços para abertura e legalização de restaurantes, nosso time pode manter todas as obrigações da sua empresa em dia, e lhe ajudar a economizar no pagamento de impostos.

Para saber mais sobre os nossos serviços e diferenciais, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *