Para que o profissional médico possa exercer sua profissão de forma legal, não necessariamente precisa ter um CNPJ, dependendo da forma de atuação escolhida, mas na maioria dos casos, ter um CNPJ se torna muito mais vantajoso quando pensamos em redução da carga tributária, ou seja, pagar menos imposto.
Mas afinal, qual o melhor tipo de empresa para médicos? A profissão possibilita diferentes formas de trabalho, seja os que atendem sozinho(a), em suas clínicas, ou em clínica maiores com outros profissionais.
Portanto, se você tem dúvidas sobre esse assunto, continua com a gente na leitura deste artigo, iremos te explicar qual o melhor tipo jurídico para médicos obterem o CNPJ, conforme sua forma de atuação.
CNPJ é obrigatório para médicos?
Como dito anteriormente, a abertura de uma empresa pode não ser obrigatória dependendo da forma de atuação do profissional médico, por exemplo, caso queira operar um consultório ou clínica médica você poderá atuar como profissional liberal, ou ainda, caso opte por prestar serviços como plantonista, em alguns casos o CNPJ pode não ser exigido pelo contratante.
Mas mesmo não sendo obrigatória, a abertura de um CNPJ pode ser muito vantajosa em alguns casos, pois você poderá ter redução no valor dos impostos pagos mensalmente.
Para isso é importante que você procure o auxílio de um contador e realize um planejamento tributário que te ajudará a entender o que é mais vantajoso para a sua necessidade.
Mas antes, vamos entender algumas situações e qual o melhor tipo de empresa para médicos em cada uma delas.
Médico que atua sozinho
Primeiramente vamos falar do profissional médico que trabalha sozinho, e neste caso se incluem os médicos plantonistas, ou seja, aqueles que prestam serviços para hospitais e Santas Casas, também aqueles que tem a sua clínica individual e atendem sozinhos, ou ainda aqueles que alugam um espaço dentro de uma clínica maior mas que atuam individualmente, ou seja, são eles próprios os responsáveis por gerir suas consultas e suas despesas.
Para estas situações citadas, o tipo jurídico mais indicado é a Unipessoal Limitada, pois neste tipo jurídico é possível que o doutor(a) obtenha o seu CNPJ sem a necessidade de outro sócio, ou seja, apenas ele mesmo constituindo o quadro de societários da empresa. Portanto, neste caso, o profissional médico não dependerá de uma segunda pessoa para conseguir obter seu CNPJ.
Dica importante! Quando falamos em questões tributárias para quem atua em clínica individual, novamente aconselhamos que seja feito um planejamento tributário, pois neste caso também é possível que o médico atue como profissional liberal. O Planejamento Tributário feito em conformidade com a legislação pertinente e com a correta assessoria de um contador especializado permite que você possa comparar a tributação pela Pessoa Física ou Jurídica, e assim, analisar qual é mais vantajosa para o seu caso em particular.
Médico que atua em clínica com vários profissionais
Nesta segunda situação, o médico atua em uma clínica maior, com vários profissionais que, juntos, compartilham das mesmas despesas, compartilham os lucros, e até mesmo outros resultados financeiros, como por exemplo, os valores obtidos com a realização de exames laboratoriais.
Neste caso, o conselho a esses profissionais é que optem pela Sociedade Limitada, onde eles poderão estabelecer as regras de distribuição de lucro e de participação no capital social, ou seja, serão divididas as responsabilidades, tanto no pagamento das despesas, como as responsabilidades jurídicas e civil perante a sociedade.
A Sociedade Limitada também pode possibilitar, neste caso, uma economia tributária considerável. Lembrando que é importante o suporte de uma contabilidade especializada para assessorar esses profissionais, principalmente na distribuição de lucro, que pode ser proporcional ao trabalho de cada um, e não exatamente ao capital social da empresa.
Médicos prestadores de serviço que atuam em conjunto
Assim como na situação anterior, a Sociedade Limitada também é indicada para os médicos que atuam em conjunto prestando serviços para hospitais ou Santas Casas. Optar por esse tipo jurídico, unindo vários profissionais médicos em sociedade, pode ser muito vantajoso quando falamos em economia tributária e demais despesas.
Portanto, é importante analisar efetivamente a necessidade de cada profissional para então fazer a definição do melhor tipo jurídico para cada caso em particular, pensando tanto na economia tributária, como na parte administrativa, ou seja, qual o melhor tipo jurídico para gerir a administração dessa empresa médica que ele pretende constituir.
Agora continue com a gente e entenda como funciona a abertura de empresa médica.
Se ainda tem dúvidas de como definir o melhor tipo jurídico para o seu caso, entre em contato conosco, a Caetano é uma empresa especializada em contabilidade para profissionais da saúde, teremos o prazer de ajudá-lo com seu planejamento tributário.
Pingback: Como abrir CNPJ para médicos | Caetano Contabilidade
Pingback: Médico pode ser MEI? | Caetano Contabilidade
Nao consigo entender um medico plantonista que possui CNPJ e presta servicos para hospital pode optar pelo simples naciona, anexo V, se estar praticando cessao de mao de ibra.
Pingback: Redução de impostos para consultórios médicos | Caetano Contabilidade