Estou com o nome sujo, consigo abrir um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI) e obter empréstimos? Essa é uma dúvida comum de empreendedores que desejam abrir um novo negócio, mas encontram-se com restrições no CPF.
Por isso, neste artigo vamos esclarecer essas dúvidas e ainda dar algumas dicas de ouro para você iniciar seu novo negócio sem complicações.
O que significa estar com o nome sujo?
Nome sujo vem da expressão popular “ter nome sujo na praça” e indica que uma pessoa está com restrições no seu CPF e teve seu nome negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito.
É possível abrir MEI mesmo estando com o nome sujo?
Se o seu nome estiver sujo na Receita Federal devido a problemas cadastrais, você deverá primeiro regularizar seu CPF, para em seguida iniciar o processo de abertura do seu CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI).
Mas caso a restrição no seu CPF seja em razão de débitos ou constituições financeiras, não haverá impedimento na hora de abrir o MEI, mesmo que você esteja negativado nas instituições como Serasa e Boa Vista. Neste caso então, mesmo estando com nome sujo você poderá abrir seu MEI, obter o seu CNPJ e iniciar o seu próprio negócio normalmente.
Consigo obter empréstimos como MEI estando com o nome sujo?
Mesmo que você consiga obter um CNPJ, estando com o nome sujo você poderá ter dificuldades para obter empréstimos por parte das instituições financeiras, ou até mesmo com fornecedores, como é o caso de microempreendedores que compram mercadorias para revenda.
Ao fazer análise de crédito, as instituições financeiras ou fornecedores podem restringir empréstimos ou operações de crédito para sua empresa, em função da restrição no seu CPF.
Dicas importantes!
Não desista do seu sonho de empreender por estar com o nome sujo. Para não sofrer dificuldades na hora de abrir CNPJ ou obter empréstimos, a dica é: Planejamento e organização.
Procure ajuda de especialistas para te auxiliar na abertura do seu CNPJ como MEI e no planejamento e organização financeira da sua empresa.
A Caetano conta com uma equipe de especialistas prontos para ajudar o Microempreendedor Individual (MEI) a se organizar financeiramente e, assim, regularizar todas as pendências no seu CPF o quanto antes.
Com o CPF regularizado você poderá então ter liberdade para operar junto às instituições financeiras ou fornecedores, e sua empresa terá mais facilidade de crescimento.
Outra dica importante para você Microempreendedor Individual, é ficar atento aos serviços de instituições bancárias, bancos digitais e fintechs, pois alguns deles também não restringem operação de crédito, empréstimos ou maquininha de cartão aos empresários devido a restrições no CPF.
Ficou com alguma dúvida? Precisa de apoio com o planejamento e a organização financeira? Preencha o formulário abaixo e solicite um contato, nosso time está pronto para te ajudar em todos os passos para a abertura da sua empresa.
Pingback: Imposto de Renda 2022: Quem deve declarar? | Caetano Contabilidade
BOM DIA!
FAVOR ENVIAR LINK: No whatsapp: Tema: Quem tem nome sujo pode abrir MEI e obter emprestimos e outros temas.
Atenciosamente,
Aloizio A. Oliveira
(33)99119-3706.
Pingback: 5 dicas de gestão financeira para restaurantes | Caetano Contabilidade
Pingback: Dívida no CPF afeta o CNPJ? | Caetano Contabilidade
Pingback: Entenda a diferença entre fluxo de caixa e capital de giro | Caetano Contabilidade