Você tem um delivery e está vendendo pouco? Você já parou para analisar o que pode estar fazendo de errado, ou mesmo o que poderia estar fazendo, mas não está?
A verdade é que trabalhar com a entrega de comida pode ser uma atividade altamente lucrativa, mas também incorrer em obstáculos a qualquer momento.
Pensando nisso, hoje a Caetano Contabilidade decidiu escrever este artigo falando sobre 7 dicas para aumentar as vendas do seu delivery e aumentar o faturamento. Vamos lá?
1.Invista na fidelização de clientes
Se o seu delivery está vendendo pouco, pode ser que os seus clientes não estão fidelizados. O que por sinal, é muito comum em pequenos negócios.
O Brasil de fato não possui uma cultura de fidelização de clientes. O problema é que optar apenas pelo maior número possível de vendas pontuais gera uma série de limitações.
Pense que, em algum momento, a quantidade de clientes novos que podem ser descobertos chegará ao limite. Ainda mais se o delivery atender a uma cidade pequena.
Estratégias de fidelização são ferramentas muito poderosas para o delivery. Isso porque, muitos, nem sequer possuem um estabelecimento físico para atender as pessoas.
A questão é que bons delivery realmente não precisam de um espaço físico. Se o serviço for bom e os produtos de qualidade, os clientes irão retornar e pedir mais.
2.Ofereça descontos ou faça promoções
Algo que complementa qualquer estratégia ou planejamento que tenha a intenção de fidelizar clientes é o oferecimento de descontos ou a veiculação de promoções.
Um delivery que está vendendo pouco pode ganhar um fôlego momentâneo ou mesmo permanente ao criar uma promoção irresistível para os seus clientes.
São muitas as opções de promoções que podem ser colocadas em prática. Veja alguns exemplos:
- Oferecer um brinde na compra de determinado item;
- Veicular a compra de um item com a participação em um sorteio;
- Oferecer descontos em algum dia especial do ano;
- Entre outras alternativas.
Em relação aos descontos, estes podem estar relacionados a promoções específicas ou temáticas, mas também podem ser disponibilizados cotidianamente.
Uma forma comum de ofertas descontos hoje em dia é pela apresentação de um cupom que geralmente é inserido na hora de fazer o pedido por um aplicativo.
3.Use as redes sociais
Uma das razões para um delivery estar vendendo pouco é pelo fato de que talvez as pessoas simplesmente não o conheçam. As redes sociais podem ajudar com isso.
Todos os dias milhões de pessoas acessam as redes sociais para acompanhar a vida de amigos, familiares, famosos e também para ficar por dentro das tendências e novidades.
Por isso, ter um perfil profissional em redes sociais pode ser altamente benéfico para uma empresa. Esse tipo de estratégia, pode garantir mais reconhecimento, interesse e gerar vendas.
Com as redes sociais é possível ficar mais próximo dos seus clientes e saber o que eles pensam. Também é uma ótima forma de receber feedback sobre os produtos ou serviços.
Além disso, redes sociais como o Instagram, podem funcionar como uma ótima vitrine, atraindo novos clientes e pedidos.
Por sinal, ferramentas como o próprio Instagram, o Facebook e o WhatsApp podem ser utilizados como canal de vendas e comunicação com os clientes.
4.Invista em tráfego pago
Muitas vezes apenas o reconhecimento orgânico das pessoas não será o suficiente. Se o seu delivery está vendendo pouco, considere investir em tráfego pago.
Se feito corretamente, o tráfego pago pode aumentar consideravelmente a quantidade de vendas de uma empresa de forma bastante rápida. No entanto, lembre-se que:
- É fundamental conhecer o seu público-alvo;
- Via de regra, quanto mais dinheiro investido, maior o retorno;
- Crie uma estratégia assertiva para fazer tráfego pago.
5.Utilize fotos de qualidade para os produtos
Não podemos falar em tráfego pago e tampouco no uso de redes sociais para ajudar um delivery que está vendendo pouco, sem, no entanto, falar sobre fotos de boa qualidade.
Quando falamos de vendas feitas à distância, estamos falando basicamente de ser capaz de convencer uma pessoa que o seu produto vale a pena e é melhor que os produtos da concorrência.
Como fazer isso sem que a pessoa possa sentir este produto ou avaliá-lo pessoalmente? Uma forma muito eficiente é por meio de fotos de boa qualidade.
Fotos de boa qualidade, tiradas profissionalmente por fotógrafos, com o objetivo de salientar as qualidades de um produto, são um excelente investimento.
6. Analise o que a concorrência está fazendo
Por mais que o empresário faça tudo que é recomendável para tornar o seu delivery o mais eficiente possível, às vezes existe algo que ele não está observando.
Para contornar isso pode ser bastante proveitoso dar uma olhada na concorrência. O que será que os outros deliverys estão fazendo? Será que eles também estão vendendo pouco?
Caso o empresário verifique que a concorrência está conseguindo bons resultados, pode ser o caso de rever os processos do próprio negócio e identificar o que pode ser melhorado.
7.Crie um site ou um aplicativo próprio
Por fim, para ter um aproveitamento máximo em termos de faturamento, um delivery deve se planejar também para ter o seu próprio aplicativo ou site para receber pedidos.
Essa não é necessariamente uma obrigação. Por outro lado, tanto um site quanto um aplicativo servem a diversos propósitos muito interessantes. Veja:
- Melhorar a imagem da empresa diante dos clientes;
- Fidelizar os consumidores de forma mais eficiente;
- Ofertar melhores preços, já que não existe o pagamento de taxas.
Vale ressaltar que, às vezes, o seu estabelecimento só está vendendo pouco, porque dentro dos aplicativos em que ele está cadastrado, existem inúmeros concorrentes e a sua visibilidade acaba prejudicada.
Neste caso, ter um site próprio ou um aplicativo é um investimento que pode valer muito a pena. Solicite orçamentos, verifique os custos envolvidos e considere montar o seu.
Gostou das nossas dicas para aumentar as vendas do seu delivery?
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