Pular para o conteúdo

7 dicas de gestão financeira para clínicas médicas

Não restam dúvidas, uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso de todo e qualquer negócio, e como não poderia ser diferente a regra também é aplicável para as clínicas médicas.

Em outras palavras, o que queremos dizer, é que se você pretende ter uma clínica lucrativa e que entregue bons resultados, uma boa organização e gestão financeira será fundamental.

Talvez você não saiba, mas 48% das empresas encerram suas atividades em até 3 anos, por falta de gestão financeira.

Sabendo disso, decidimos preparar um conteúdo com 7 dicas de gestão financeira para clínicas médicas, que você não pode deixar de implementar no seu negócio.

Para conferir e saber mais sobre o assunto, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

1.Controle o fluxo de caixa da clínica médica

Manter um controle rigoroso de fluxo de caixa, é fundamental, quando o assunto é a gestão financeira para clínicas médicas.

Através do fluxo de caixa, os gestores podem acompanhar de perto todos os recursos que entram e saem do caixa do estabelecimento, bem como, sua origem e destino.

A partir deste tipo de controle, é possível realizar previsões, identificar despesas e custos desnecessários, e com isso, otimizar o fluxo financeiro do negócio.

Clínicas médicas que contam com um bom controle de fluxo de caixa, dificilmente vão se encontrar em situações de desequilíbrio financeiro. Implemente o quanto antes essa ferramenta no seu negócio.

Leia também: A diferença entre Lucro X Fluxo de Caixa

2.Trabalhe com um orçamento mensal e anual

Em uma empresa organizada financeiramente, toda despesa precisa ser justificada e compatível com um orçamento pré-aprovado.

A falta de um orçamento mensal e anual ou a realização de despesas fora do previsto, pode resultar em complicações e problemas financeiros complexos no futuro.

Dito isso, monte um orçamento detalhado, alinhando seus custos e despesas com base na sua previsão de receitas.

A gestão financeira para clínicas médicas é uma balança, onde o lado das receitas precisa vencer o lado das despesas.

Uma boa organização e gestão financeira para clínicas médicas é fundamental para o ter um negócio lucrativo e que entregue bons resultados.

3.Acompanhe relatórios e indicadores de desempenho

Quando o objetivo é construir uma gestão financeira assertiva para clínicas médicas e demais estabelecimentos de saúde, acompanhar relatórios e indicadores de desempenho é praticamente uma obrigação.

Dentre os relatórios e indicadores que você precisa analisar e acompanhar, podemos destacar:

  • Relatório de contas a pagar;
  • Relatório de contas a receber;
  • Evolução de fluxo de caixa;
  • ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Ticket médio;
  • Taxa de absenteísmo;
  • CAC (Custo de Aquisição por Cliente);
  • DRE – Demonstração de Resultados do Exercício.

Bons relatórios e indicadores, serão úteis para melhorar a assertividade de determinadas decisões e colaborar não só para o equilíbrio financeiro do negócio, mas também para o seu crescimento.

4.Calcule seu pró-labore

Não poderíamos falar na gestão financeira para clínicas médicas, sem comentar sobre o cálculo do pró-labore.

Este assunto é importante, pois é justamente neste ponto, que muitos empresários acabam cometendo um erro grave e que pode comprometer o resultado dos seus negócios.

Como sócio ou empresário de uma clínica médica, você precisa definir um pró-labore, ou seja, uma retirada mensal. Além de ser uma obrigatoriedade legal, este instrumento pode salvar a gestão financeira do seu negócio.

Assim como qualquer funcionário, sócios e empresários também precisam ter uma remuneração mensal pré-definida e prevista em orçamento, evitando o uso do caixa ou da conta bancária da empresa para pagamento das suas despesas pessoais.

Por mais que possa parecer difícil em um primeiro momento, é fundamental saber separar finanças pessoais e empresariais, começando pela distinção das contas bancárias.

Sua clínica precisa ter uma conta bancária do tipo PJ (pessoa jurídica), enquanto você na condição de sócio ou empresário, uma conta do tipo PF (pessoa física).

5.Controle as glosas dos planos de saúde

Ao falar em gestão financeira para clínicas médicas, outro ponto muito importante são as glosas dos planos de saúde.

Como você provavelmente já sabe, as glosas médicas são recusas por parte das operadoras de planos de saúde em realizar o pagamento de determinados procedimentos, alegando algum tipo de irregularidade.

Sendo assim, quando não controladas e evitadas, as glosas acabam gerando prejuízos significativos para as clínicas e podem comprometer suas finanças.

Diante disso, é preciso acompanhar de perto possíveis glosas, entrar com recursos e implementar medidas e rotinas para que elas não voltem a acontecer.

Leia também! Médico: Motivos para terceirizar sua gestão financeira

6.Tenha um planejamento tributário

Para manter as finanças dentro do mais perfeito equilíbrio, você precisa elaborar um planejamento tributário para a sua clínica.

Dados do IBGE apontam que cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário, fato que sem dúvida alguma, compromete o desempenho dos negócios.

Sabendo disso, uma clínica que pretende ser lucrativa precisa elaborar um planejamento tributário completo e não pode fazer parte de forma alguma deste tipo de estatística.

No planejamento tributário, uma contabilidade especializada, realiza um estudo que leva em consideração diversos fatores, incluindo:

  • Faturamento mensal e anual;
  • Despesas com pró-labore e folha de pagamento;
  • Possíveis incentivos e benefícios fiscais;
  • Tipos de atividades desenvolvidas (CNAE);
  • Cidade de atuação da clínica;
  • Dentre outros itens importantes.

Por sua vez, com base nestes itens, diversos cálculos são realizados para encontrar o melhor regime tributário para cada negócio, ou seja, aquele que garantirá economia de impostos.

Dentre as opções, temos:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Se a sua clínica ainda não possui um planejamento tributário, ela pode estar pagando mais impostos que o necessário! Entre em contato conosco para mudar este cenário.

7.Conte com uma contabilidade especializada

Por fim, quando o assunto é gestão financeira para clínicas médicas, não deixe de contar com o apoio e assessoria de uma contabilidade especializada.

O contador pode fornecer insights e relatórios importantes para sua tomada de decisões e para o crescimento dos seus negócios.

Aqui na Caetano Contabilidade, por exemplo, além de todo o apoio do nosso time de especialistas, você tem acesso a uma conta digital PF e PJ gratuita em nosso banco parceiro.

Sem taxas e tarifas bancárias, você já pode começar a economizar e colocar as finanças da sua clínica dentro dos eixos.

Deseja saber mais sobre os nossos serviços e diferenciais? Clique no botão abaixo e entre em contato conosco!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *