4 possíveis erros cometidos pelas empresas em 2020
Como todos sabem, o ano de 2020 foi bem atípico e isso ocasionou alguns problemas para empresários e empreendedores de diversos segmentos do mercado. Tudo porque, a pandemia do coronavírus trouxe vários problemas, principalmente para donos de empresas.
Neste ano, alguns empresários não souberam lidar com tanta adversidade e acabaram cometendo erros no comando do seu negócio, o que fez muitas empresas levarem grandes prejuízos e até mesmo fecharem as portas.
Segundo uma pesquisa feita pelo SEBRAE, 50% dos empresários quebram seu negócio antes de completar 2 anos. Esse número é bem preocupante, ainda mais se o empresário não possui um conhecimento específico em gestão para saber enfrentar com sabedoria momentos difíceis como esse que estamos passando.
Por isso, hoje separamos 4 erros que possivelmente empresas cometeram no ano de 2020. Se atente a lista para impedir de cometer os mesmos erros na sua empresa neste ano novo e conseguir muito sucesso para seu negócio.
Subestimar em ser empreendedor
Um dos erros mais graves de empresários, é se subestimar e achar que não serve para empreender. Existem casos comuns de que o empresário é um ótimo profissional em sua área de trabalho, mas não sabe realizar gestão de negócios, gestão financeira e o marketing da empresa.
Por mais completo que o profissional seja, se ele não souber analisar a gestão da sua empresa, ele não conseguirá enxergar seus números, seus resultados de uma maneira clara e eficaz. Com isso, o profissional acaba não tendo sucesso, mesmo sendo ótimo no que ele faz (assista vídeo abaixo e veja exemplos sobre isto).
Por isso, a gestão financeira é ideal para mostrar com clareza como está funcionando sua empresa, suas metas, seus números. Além da gestão, o marketing também vem como aliado para o sucesso do seu negócio, ajudando na divulgação e promoção do seu trabalho.
Não ter foco do cliente
Qualquer empresa, independente do segmento, o principal personagem é o cliente e é o que mais merece atenção. Por isso, não ter foco no cliente só vai atrapalhar seu negócio e impedir seu sucesso.
O empresário que tenta entender seu cliente, tenta entender o que ele necessita e deseja. Assim, ele só não faz o necessário, faz muito além dele, garantindo a fidelidade do cliente para sua empresa.
Colocando o desejo e vontade do seu cliente em primeiro lugar, fará com que ele mesmo divulgue seu produto e sua empresa, por ter sido bem recebido e ficado satisfeito com o atendimento. Com isso, as expectativas de outras pessoas que ainda não provaram do seu serviço serão sempre altas e isso acarretará mais clientes.
Não ter inovação
Outro erro cometido em 2020 pode ter sido de não ter inovação nos negócios. A pandemia do coronavírus nos ensinou a reinventar nossas vidas, nossas manias e costumes. É claro que o empreendimento não ia ficar de fora.
É preciso inovação quando passamos por problemas no nosso negócio, algo que faça atrair a atenção do público e facilitar ainda mais o atendimento. E assim, conhecendo seu cliente, você sabe o quanto e como precisa inovar.
Além disso, a inovação não vem necessariamente da tecnologia, mas o uso de ferramentas tecnológicas também pode te ajudar muito nesse momento e garantir uma produtividade maior para seu negócio.
Engajamento de time
Por último, mas não menos importante, é o engajamento do seu time de funcionários. Mas não confunda motivação com engajamento, pois são diferentes. Motivação é estado de espírito, haverá dias que não estará motivado. Já uma pessoa engajada com a empresa, engajada com as metas, vai cumprir o que é preciso cumprir.
Por isso é importantíssimo que toda equipe tenha engajamento com a empresa, para as metas definidas serem cumpridas com sucesso.
E aí, como foi o seu 2020? Cometeu algum erro desses mencionados acima? Se você é um excelente profissional e mesmo assim se identificou com alguns erros, não se preocupe e busque ajuda. Procure um parceiro estratégico que possa te ajudar naquilo que você ainda erra e se esforce para o sucesso chegar até você em 2021.