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4 passos para separar despesas da empresa das despesas pessoais

Misturar as contas pessoais com as contas da empresa é um erro muito comum, cometido principalmente por pequenos empresários, que acabam usando recursos da empresa para pagamento das despesas pessoais como aluguel, energia, telefone, supermercados, entre outros.

Mas, apesar de comum, esse erro pode comprometer a saúde financeira da empresa, causando um descontrole que pode inclusive levar o seu negócio à falência.

Diante disso, a Caetano Contabilidade, especialista em gestão financeira empresarial, reuniu dicas importantes para te ajudar a separar despesas da empresa das despesas pessoais em quatro passos.

Para saber mais sobre o assunto, convidamos você para continuar conosco e acompanhar este artigo até o final.

Por que devo separar despesas da empresa das despesas pessoais?

Quando falamos em separar despesas da empresa das despesas pessoais, precisamos primeiramente reforçar que, contabilmente, não é permitido misturar as despesas pessoais com as da empresa.

Existe um princípio contábil chamado Princípio da Entidade, que exige a separação e a diferenciação dos patrimônios da empresa e de seus respectivos sócios, tornando assim, os registros mais claros sobre o que pertence à empresa e o que é patrimônio pessoal.

Leia também: 4 Passos para uma Gestão Financeira eficiente

Além dessa regra, também é importante entender que, ao misturar despesas da empresa com as despesas pessoais, existe um risco de a empresa ser fiscalizada e o governo levantar todas as retiradas pessoais que foram realizadas, ou seja, todos os gastos feitos pela empresa porém destinados a uso pessoal. Com esse levantamento, o governo poderá tributar a empresa no INSS do Imposto de Renda.

Mas os riscos não param por aí. Uma vez que o empresário não separa despesas da empresa das despesas pessoais, também pode causar um descontrole financeiro e comprometer o caixa na empresa, podendo inclusive levá-la à falência.

Portanto, a seguir te apresentamos quatro passos simples que você pode aplicar no seu dia-a-dia para começar a separar despesas da empresa das despesas pessoais.

4 passos para separar despesas da empresa das despesas pessoais

1º – Organizar as finanças e fixar um pró-labore

O primeiro passo para separar despesas da empresa das despesas pessoais, consiste em organizar as finanças da empresa e em seguida determinar um valor fixo para a retirada pró-labore, ou seja, um valor de salário que será pago todo mês para cada um dos sócios.

Para isso é importante considerar os seguintes itens:

  • Qual o trabalho executado por cada sócio;
  • Qual a capacidade financeira de pagamento da empresa;
  • Quais as necessidades pessoais de cada sócio.

Para se aprofundar mais neste tema, leia também o conteúdo: Como definir o salário do dono da empresa?

2º – Separar as contas bancárias

Para que seja possível separar despesas da empresa das despesas pessoais, é fundamental que o empresário tenha uma conta para o seu CNPJ e, separadamente, também uma conta para sua pessoa física.

Com as contas bancárias devidamente separadas, o valor da retirada pró-labore, mencionada no tópico anterior, deverá ser transferido mensalmente da conta jurídica para a conta física de cada sócio.

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3º – Separar o uso do cartão de crédito

É muito comum que, na correria do dia-a-dia, o empresário acabe utilizando o cartão da empresa para fazer gastos pessoais, ou mesmo utilizar o cartão pessoal para pagar despesas da empresa.

Portanto, além das contas bancárias, separar também os gastos com cartão de crédito é um dos passos fundamentais para que o empresário consiga de fato separar despesas da empresa das despesas pessoais.

Separar as contas bancárias e o uso do cartão de crédito são dois passos essenciais para separar despesas da empresa das despesas pessoais.

4º – Distribuição de lucro

Como mencionamos anteriormente, para separar despesas da empresa das despesas pessoais, é importante que o empresário não deixe de fixar um valor de salário para si próprio e os demais sócios da empresa, ou seja, a retirada pró-labore.

Mas a partir disso, é comum surgir a dúvida: “Mas eu quero ganhar mais, como faço? Não posso retirar mais dinheiro da empresa?”

A resposta é sim, você pode retirar mais dinheiro da empresa, contanto que isso seja feito através da distribuição de lucro, que evita a tributação de imposto e o descontrole financeiro.

Leia também: Como aumentar o salário do dono da empresa

Para isso, é importante que o empresário busque o apoio de uma contabilidade especializada, que possa apurar efetivamente os lucros obtidos pela empresa e, assim, realizar a distribuição desse lucro entre todos os sócios.

Conheça a Caetano Contabilidade

Agora que você já sabe a importância de separar despesas da empresa das despesas pessoais, conte com uma empresa especializada em gestão e terceirização financeira para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.

A Caetano Contabilidade presta serviços de BPO Financeiro, auxiliando em questões como:

  • Definição do pró-labore;
  • Distribuição de lucro;
  • Gestão de contas;
  • Conciliação bancária;
  • Fluxo de caixa;
  • Gestão de inadimplência;
  • Entre outros.

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