Pular para o conteúdo

3 Dicas para salvar o caixa da empresa

Os empresários estão em dúvida do que fazer neste momento para salvar o caixa da empresa, garantindo assim a sobrevivência do negócio. Tem dúvida se deve ou não contrair empréstimos bancários, como reduzir suas despesas, como buscar alternativas para suas vendas. Para ajudar os pequenos empresários, queremos deixar 3 dicas práticas do que fazer neste momento, antes mesmo de contrair empréstimos (aumentando ou endividando sua empresa).

1 – ANALISAR SEU FLUXO DE CAIXA

Não existe riqueza, sem gestão financeira. E a ferramenta mais importante para fazer uma gestão financeira eficaz é sem dúvida o controle e análise do fluxo de caixa que nada mais é que o controle das movimentações financeiras de sua empresa.

Mas como fazer e analisar o fluxo?

  • Primeiro precisa levantar todos recursos financeiros disponíveis para sua empresa, ou seja, saldos em dinheiro, saldos em bancos, saldos em cheques;
  • Em seguida levantar todos recebimentos que empresa terá (de crediário, vendas à prazo e cartão de crédito – caso não trabalhe com antecipação de recebíveis), com as respectivas datas de previsão de recebimento ;
  • Por fim e talvez o mais importante, levantar todos pagamentos que empresa precisa realizar, como fornecedores, salário do dono da empresa, salários funcionários, impostos, aluguel, energia, telefone, em fim todos pagamentos com respectivas datas de vencimento;
  • Após este levantamento é hora de montar seu fluxo (confrontando recursos + recebimentos – pagamentos = resultado do fluxo de caixa);
  • Isto permitirá empresa saber com exatidão se em algum momento irá precisar de recursos, bem como valores e data. Isto ajuda à tomada de decisão neste momento.

Um exemplo para maior entendimento

Observem no exemplo acima que esta empresa modelo, iniciou o mês de fevereiro com recursos negativos (limite do cheque especial) devido os pagamentos terem superados os recebimentos no mês de janeiro.



O uso de planilha ou software ajuda muito a organização das informações bem como sua análise em forma de relatórios precisos e até gráficos. Uma consultoria em implantação de gestão financeiro ou até mesmo a terceirização financeira pode ajudar a salvar sua empresa neste momento. Seu contador pode prestar este serviço através de uma contabilidade consultiva até mesmo à distância (uso de tecnologia para contabilidades digitais)

Feito estes levantamentos e análise é hora de olhar com carinho para os pagamentos, identificando e separando as mesmas em dois grupos essenciais e não essenciais, isto permitirá que empresário posso avaliar potenciais gastos que podem ser cortados (não essenciais) e potenciais gastos que podem ser renegociados, como prazo ou redução de valores (exemplo fornecedores, aluguel, salários, impostos).

Com base nestas novas informações se faz necessário mais uma vez o confronto de recursos + recebimentos – pagamentos = resultado, um novo cenário e uma nova análise do fluxo deve ser feita

2 – VERIFICAR TODAS POSSIBILIDADES DO GOVERNO

Após análise do fluxo e dos cortes possíveis de despesas é hora de avaliar juntamente com seu contador todas possibilidades de flexibilização que o governo trouxe, dentre elas importantes mencionar

  • possibilidade de antecipação férias, férias coletivas;
  • redução parcial da jornada de trabalho ou suspensão temporário do contrato de trabalho (sem prejuízo para funcionário);
  • possibilidades de postergação pagamento de impostos sem juros.

 

Todas estas possíveis ações visam o fortalecimento do caixa da empresa, no sentido de redução de despesas bem como adiamento de prazos de pagamento, possibilitando que empresários consigam superar este momento de crise e impacto financeiro.

Com este novo cenário e novas possibilidades mais uma vez importante refazer o fluxo de caixa com novas previsões e assim entender possíveis necessidade.

3- HORA DE REINVENTAR SEU NEGÓCIO (TENTAR VENDER)

Neste cenário de paralisação de várias atividades (com impacto direto) nas vendas é preciso que empresário seja criativo e busque alternativas para minimizar estes impactos e entender que precisa ser e estar mais digital é fundamental (tentar criar conexão com seu cliente via rede social), divulgando seus produtos nas mídias e rede social disponíveis. A presença digital se faz necessário neste momento que consumidor passou a utilizar ainda mais estes canais.

Ofertar seus produtos em marktplace (plataformas digitais) também é uma alternativa pois não necessita que empresário faça investimentos em estrutura tecnológica de vendas online e nem em logística. Vale a pena o empresário buscar estas opções.



Ainda como opção utilização de venda pelo delivery (alternativas gratuitas de apps neste momento) pode ajudar empresário operar com custo reduzido e ao mesmo tempo conseguir levar seu produto até seu cliente. 

Para buscar novas opções e alternativas o empresário deve ter em mente o valor de seu produto agregado, principalmente quando se há demanda e procura pelo mesmo. Por isso é imprescindível saber sobre como precificar seu produto ou serviço, confira nosso Guia de Precificação de Produtos e Serviços, uma cocriação da Caetano Contabilidade em parceria com a Conta Azul.

Após analisar estes cenários de possibilidades e novas formas de vender, a atualização do fluxo de caixa se faz necessário para última análise e assim definir as reais necessidades da empresa.

Este cenário sempre está se atualizando na medida que recebimentos vão ocorrendo (pode haver inadimplência, atrasos) e também nos pagamentos, portanto é fundamental um acompanhamento diário do fluxo.

Estas 3 dicas são fundamentais para ajudar o empresário neste momento de incertezas, mesmo até de buscar recursos financeiros como alternativa. Este caminho deve ser tomada após 3 passos acima estarem bem claros. Mais uma vez o papel de uma contabilidade consultiva neste momento é fundamental.

A Caetano Contabilidade possui dentro do seu time, consultores financeiros que podem ajudar em uma implantação de gestão financeira, bem como numa terceirização de processos financeiros, trazendo ao empresário uma visão financeira de sua empresa e a possibilidade de gerar resultados e prosperar, mesmo neste cenário de incertezas.



Fortalecer e preservar o caixa é fundamental neste momento para manutenção de suas atividades

Caso tenha ficado com alguma dúvida entre em contato conosco através do Whatsapp da Caetano Contabilidade:

Confira o vídeo sobre o assunto discutido:

Siga-nos em nossas redes sociais

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *